5 Brinquedos Indígenas para Celebrar o Dia dos Povos Indígenas
Vamos comemorar o dia dos povos indígenas fazendo brinquedos indígenas com as crianças? Neste sentido, vamos mergulhar na rica cultura dos povos indígenas do Brasil e descobrir como os brinquedos tradicionais desempenham um papel fundamental na educação e diversão das crianças.
O Dia dos Povos Indígenas no Brasil é celebrado em 19 de abril. E essa data foi escolhida em homenagem ao Primeiro Congresso Indigenista Interamericano, realizado em 1940, no México. Assim, no Brasil, o Dia do Índio foi instituído pelo presidente Getúlio Vargas, através do decreto-lei 5.540, de 2 de junho de 1943. Desta forma, essa data é importante para reconhecer e valorizar a cultura, os direitos e a história dos povos indígenas do Brasil.
Então vamos explorar essa herança cultural que tem muito a nos ensinar sobre criatividade, habilidade e conexão com a natureza. E, ainda, brincar com as crianças com 5 brinquedos indígenas que podem ser feitos em casa!
Lembro que já demos dicas aqui no blog sobre livros infantis que exploram a temática indígena. Então se você ainda não viu, clique aqui e leia agora.
Dia do Índio ou Dia dos Povos Indígenas?
Antes de mergulharmos nos brinquedos, é importante esclarecer uma questão: Dia do Índio ou Dia dos Povos Indígenas? Ambas as expressões são utilizadas para referir-se à data de 19 de abril, dedicada a celebrar e reconhecer a importância das culturas indígenas no Brasil.
Mas embora “Dia do Índio” seja uma denominação mais corriqueira, “Dia dos Povos Indígenas” reflete uma abordagem mais inclusiva e respeitosa, reconhecendo a diversidade de etnias e tradições presentes em nosso país. Neste sentido, “dia do índio” pode refletir uma conotação pejorativa, então é melhor evitá-la.
Ideias de 5 Brinquedos Indígenas:
Peteca
É um brinquedo tradicionalmente indígena, jogado geralmente em grupos. Assim, consiste em uma espécie de “saco” de pano ou couro, preenchido com sementes ou areia, e é golpeado com as mãos entre os jogadores, sem deixar cair no chão.
Nós podemos confeccionar a nossa própria peteca em casa, usando tecido ou até mesmo palha de milho. Assim estaremos reciclando e estimulando as crianças a ficarem longe das telas.
Assim, a peteca é um brinquedo tradicional que proporciona diversão e desenvolvimento da coordenação motora. E é uma excelente opção para atividades ao ar livre, reunindo amigos e familiares em uma divertida competição. Então vamos tentar?
Chocalho de Cabaça
As cabaças são frutos de determinadas plantas, usadas para fazer chocalhos. Assim, elas são esvaziadas, secas e preenchidas com sementes ou pequenos objetos que produzem som ao serem agitados. E esses chocalhos são utilizados em rituais, danças e cerimônias, sendo também brinquedos para as crianças.
Então vamos explorar a sonoridade dos chocalhos de cabaça? Esses instrumentos musicais encantam as crianças com seus sons únicos. E além de estimular a criatividade, os chocalhos podem ser utilizados em rituais de brincadeira, promovendo momentos de conexão com a natureza e tradições culturais.
Neste sentido, podemos fazer o nosso próprio chocalho usando uma garrafa pet ou latinha de refrigerante. Assim enchemos ele de sementes ou areia e pronto. Ora, vai ficar lindo!
Pião
O pião é um dos brinquedos mais populares entre as crianças indígenas. Neste sentido, consiste em uma peça de madeira ou plástico, geralmente cônica, com um pino no topo. Então é girado no chão através de um cordão, e a habilidade está em manter o pião girando o maior tempo possível.
Assim, este brinquedo é um clássico entre as artes indígenas. E com sua forma cônica e movimentos giratórios, proporciona horas de diversão e aprendizado para as crianças. Além de desenvolver habilidades motoras, o pião ensina conceitos de física e equilíbrio de forma lúdica e envolvente.
É possível fazer um pião, usando tampinha de garrafa pet, massinha de modelar e um palito. E as crianças amam!
Bilboquê
O bilboquê é também conhecido como “bilboca” ou “balero”. E é um brinquedo composto por uma bola presa a uma peça com um furo, por meio de uma corda. Então o objetivo é encaixar a bola no furo utilizando movimentos precisos.
Assim, é possível desafiar as habilidades de concentração e precisão das crianças com o bilboquê! Além disso, esse brinquedo simples estimula o desenvolvimento da coordenação viso-motora e paciência. E é uma ótima oportunidade para fortalecer o vínculo entre pais e filhos em momentos de diversão compartilhada.
É possível fazer um bilboquê utilizando uma garrafa pet, duas tampinhas de garrafa e um cordão. Assim corte a garrafa pet e una as duas tampinhas com o barbante. Uma das tampinhas deve ficar presa na garrafa e a outra deve ser jogada para encaixar na parte aberta da garrafa.
Pau de Chuva
Embora não seja exatamente um brinquedo, o pau de chuva é um instrumento musical e ritualístico utilizado por várias culturas indígenas. Neste sentido, consiste em um bambu oco, muitas vezes decorado com pinturas e ornamentos, preenchido com sementes, pedras ou outros objetos que produzem som ao serem inclinados.
Apesar de não ser um brinquedo convencional, o pau de chuva é uma peça fundamental na cultura indígena. Assim, feito com materiais naturais, como bambu e sementes, esse instrumento musical proporciona uma experiência sensorial única, estimulando a percepção auditiva e o contato com os elementos da natureza.
Explorar os brinquedos indígenas é muito mais do que uma simples atividade recreativa. Neste sentido, é uma oportunidade de conectar nossas crianças com suas raízes culturais, promovendo o respeito pela diversidade e a valorização das tradições ancestrais. Desta maneira, podemos continuar aprendendo e compartilhando essas preciosas heranças com as futuras gerações, criando laços de amor e respeito pela nossa rica e diversificada cultura brasileira.
Para continuar a experiência, deixamos um convite para a nossa Playlist de historinhas sobre o Folclore brasileiro no Youtube. Pois nela você pode encontrar várias lendas indígenas que as crianças vão amar!
E você costuma comemorar o dia dos povos indígenas? Vai fazer algum dos brinquedos indígenas com as crianças? Conta tudo para gente!
Eu sou a Mamãe Noob e este é um blog sem julgamentos.