Como Estimular o Interesse das Crianças pela Ciência desde Cedo
Considerando que no dia 8 de Julho comemoramos no Brasil o Dia da Ciência, resolvemos trazer dicas de Como Estimular o Interesse das Crianças pela Ciência desde cedo! A ciência é uma matéria fascinante e que faz parte do nosso cotidiano, por isso, as crianças devem conhecê-la o quanto antes.
Além da importância acadêmica, devemos mencionar que a ciência é também um forte aliado dos pais na hora da diversão. Afinal, quem não se interessa pelos fenômenos científicos?
Então vamos para as dicas de como transformar as crianças em pequenos cientistas!
Quando é o dia da Ciência no Brasil
No dia 8 de julho comemoramos o dia da Ciência no Brasil. E esta data foi escolhida em homenagem à criação da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Assim, esta instituição foi fundada em 08 de julho de 1948.
A SBPC é uma organização sem fins lucrativos, ou seja, não visa o lucro. Mas é uma das principais sociedades científicas do país, pois promove o avanço da ciência, defende a liberdade científica e contribui para o desenvolvimento científico e tecnológico do nosso país. Isso não é legal?
Por tudo isso, nada mais justo que o Dia da Ciência no Brasil tenha sido escolhido para homenagear esta tão nobre organização.
Qual a Importância das Crianças Gostarem de Ciências
É muito importante que as crianças sejam estimuladas a gostar de ciências desde cedo. E existem muitos motivos para isso, porém iremos enumerar apenas os mais importantes.
Ciências é uma matéria que faz parte do currículo obrigatório escolar brasileiro. Assim, há um peso considerável na hora das provas como o ENEM e vestibulares, sobretudo se o jovem escolher faculdades como medicina, enfermagem, farmácia, odontologia e outros cursos da área de saúde.
Além disso, estudar ciências desenvolve o pensamento crítico da criança. Neste sentido, o jovem que se interessa por ciências é encorajado a questionar e a investigar os fenômenos que ocorrem ao seu redor. E isso é muito interessante!
A ciência também desperta naturalmente a curiosidade e a criatividade da criança, o que é muito importante para que ela fortaleça as suas habilidades e desafie os seus limites. Assim, ao se interessar pela matéria, a criança aprende a buscar respostas lógicas para suas questões.
Por fim, a ciência também tem o papel de preparar os pequenos para o futuro e de criar conscientização ambiental. Desta maneira, precisamos muito de cientistas bem formados e que tenham uma visão sustentável do nosso planeta. Afinal, o futuro pertence às crianças!
Lembre-se, as crianças possuem maior capacidade para aprender assuntos novos enquanto são menores. Então vamos aproveitar essa habilidade para introduzir assuntos e matérias importantes para elas. E, neste sentido, gostar de ciências fará uma grande diferença quando eles forem mais velhos, pode acreditar!
10 Formas de Estimular o Interesse das Crianças pela Ciência desde Cedo
Dito isso, vamos estimular o interesse das crianças pela ciência? Embora eu saiba que a concorrência com jogos de videogames, aplicativos e streamings de vídeo seja desleal, há alguns recursos que podemos recorrer para vencer essa batalha.
Vamos para as dicas?
Faça Experimentos Práticos com as Crianças
A internet está repleta de experimentos científicos simples e divertidos que podem ser feitos em casa. Neste sentido, a criança não apenas observará a investigação, mas também participará dela.
Escolha algo simples e que requeira materiais que tenha em casa e solte a imaginação. Mas é importante que além de realizar a experiência, a criança entenda o porquê de tudo. Assim, mesmo que você não saiba a explicação, pesquise com ela os motivos pelos quais aquilo aconteceu.
Para isso, sugiro experiências simples como: lâmpada de lava, vulcão, tinta mágica e etc. Mas é preciso acompanhar a criança para que nada de perigoso aconteça!
Faça Visitas Estratégicas
É possível estimular o interesse das crianças pela ciência sem que ela nem perceba isso. Neste sentido, estou falando de passeios estratégicos, onde os pequenos vão se divertir e aprender brincando.
Assim, realize visitas a museus, centros de ciências e até mesmo ao zoológico. Desta forma, certamente ela vai ter curiosidade e querer saber mais sobre o que vivenciou.
Leiam Livros Científicos para Crianças
Existem muitos livros que podem ajudar a estimular o interesse das crianças pela ciência. Neste sentido, há livros sobre cientistas, livros com passo a passo para realizar experimentos, e ainda livros específicos de fenômenos científicos.
Assim, você não apenas estará falando de ciências com o seu filho, mas também estará estimulando a sua leitura e criatividade. Ou seja, livros sempre são uma ótima opção.
Assista “Ciências“
Não dá para fugir totalmente dos vídeos, então vamos tentar explorar o que eles trazem de melhor. Desta maneira, estimule o consumo de material visual que explore o mundo científico e desperte o interesse da criança na matérial
Há filmes, séries e animações que podem ajudar neste propósito. Ainda, há inclusive canais de YouTube e TikTok que realizam experiências e dão a sua explicação corretamente. Então opte por estes canais também.
Participe de Feiras de Ciências
A participação em feiras de ciências é muito interessante porque a criança se sente um verdadeiro cientista. Nestas feiras, toda a atenção é voltada para o pequeno cientista que se sente importante e se esforça para explicar o seu experimento. Assim, é muito interessante estimular a participação dos menores nestes eventos.
E ainda que a escola do seu filho não realize essa atividade pedagógica, busque levá-lo em outras escolas que a façam. Ou, ainda, sugerir o planejamento de uma feira de ciências para a direção da escola onde o seu filho estuda é uma boa opção.
Faça exploração ao ar livre
Estar ao ar livre é saudável e divertido. Mas além disso pode ser uma boa oportunidade para estimular a criança a fazer observações científicas.
Assim, durante passeios despretensiosos, a criança pode observar a movimentação de insetos, analisar a erosão do solo e até apontar fontes de poluição. E tudo isso é uma porta aberta para a ciência.
Realize Atividades de Jardinagem
Quando a criança se propõe a cultivar uma planta, ela termina aprendendo muito sobre ciência. Assim, observará desde a preparação do solo até a germinação e crescimento dela e isso trará bastante compreensão sobre botânica e o ciclo de vida das plantas.
A sugestão é que a criança comece com coisas simples, como plantar um feijão no algodão ou fazer um “cuca fresca” com serragem e alpiste. Dessa maneira, mesmo em um apartamento será possível desenvolver a atividade.
Envolva mais amigos nas atividades científicas
Que tal criar um clube de ciências com os amigos da escola ou do condomínio? Neste sentido, as crianças podem ter um dia semanal ou mensal para falar sobre ciência e até realizar alguns experimentos.
A ciência não precisa ser algo solitário e ter alguém para compartilhar o conhecimento e as descobertas vai ajudar a criança a manter o interesse pela ciência. Então recomendo bastante a atividade em grupo.
Abuse dos Jogos Científicos
Existem muitos jogos e brinquedos que exploram a ciência de forma simples e divertida. Podem ser jogos de tabuleiros, brinquedos e até aplicativos focados no tema. Ainda, há, inclusive, jogos de videogames com esta temática.
Desta maneira, pesquise e opte por jogos adequados à idade da criança e deixe-a brincar!
Participe de Projetos Comunitários
Uma forma interessante de fazer com que a criança se interesse por ciência é envolvê-la em projetos comunitários que demandem soluções científicas. Por exemplo, podemos mencionar questões relacionadas ao meio ambiente, como limpeza de praias, reflorestamento ou reciclagem.
Desse jeito, a criança não apenas aprenderá sobre ciência como também desenvolverá uma boa consciência ecológica.
Respeite o Tempo da Criança
Quanto antes a criança for apresentada à ciência, melhor. Porém isso deve ser feito de forma lúdica e sem exageros. É muito importante que a criança não se sinta obrigada e nem forçada a nada, pois o interessante é que a ciência seja algo divertido para ela.
Também é fundamental não cobrar da criança um conhecimento que ela ainda não tenha. Pois o importante nesta fase é despertar o interesse e deixar a criança livre. Vamos entender que cada criança tem o seu tempo e este deve ser respeitado.
E então? Gostou das dicas de Como Estimular o Interesse das Crianças pela Ciência desde cedo? Vai aplicar alguma dessas estratégias? Tem alguma dica que queira compartilhar também? Conta para a gente!
Eu sou a Mamãe Noob e este é um blog sem julgamentos!
Pingback: Como Escolher Brinquedo Educativo para Criança
Pingback: Ideias para Feira de Ciências