AutorLeituraLivro

“Ei! Tem alguém aí?” – Toda criança que espera um irmãozinho deveria ler

Já ouviu falar sobre o livro “Ei tem alguém aí?” do Jostein Gaarder? Esse é um livro maravilhoso que todos deveriam ler! Especialmente a criança que está esperando a chegada de um irmãozinho ou irmãzinha!

Fiz um resumo das características desse livro encantador e inteligente. Vamos ver?

Um Pouco sobre O Autor

Ei Tem Alguém aí?” é um livro escrito pelo escritor e filósofo norueguês Jostein Gaarder que toda criança deveria ler. Esse autor é muito conceituado e consegue escrever bem para todas as idades.

Jostein Gaarder é autor de romances e contos e professor de filosofia. Ele é mais famoso por ter escrito os livros “O Mundo de Sofia” e “O dia do Curinga”, mas, “Ei Tem Alguém aí” é um livro igualmente festejado e incrível. Ao contrário dos outros dois, esse livro é mais voltado para o público infantil e é uma excelente forma de introduzir questões filosóficas à criança.

Ficha Técnica do Livro Ei Tem alguém aí?

  • Editora: Companhia das Letrinhas
  • Páginas: 128
  • Gênero: Ficção Infantil e Juvenil

Esse livro traz uma visão linda de como é descobrir um mundo novo e lida com questões referentes à evolução da espécie humana, vida e ciência. É um livro pequeno, tem apenas 8 capítulos e 128 páginas.

O tamanho da letra é ideal e o vocabulário é bastante acessível. Não aborda questões sexuais, não traz palavrões e não menciona nenhum tipo de droga (essas são perguntas que sempre me fazem quando estou indicando um livro para criança, então já adiando as respostas aqui).

Apesar de ser um livro indicado para crianças, “Ei tem alguém aí?” não traz muitas ilustrações. A capa é colorida e traz apenas o desenho de uma criança (que é um dos personagens do livro). Dentro do livro há poucas ilustrações. No início e ao final de cada capítulo há um desenho em preto e branco, apenas.

Ei! Tem alguém aí? - Primeiro Capítulo
Fim do primeiro capítulo. Para saber porque ele termina com uma galinha, leia o livro!

Não sei se foi por causa do nome pouco sugestivo ou por causa da falta de ilustrações, mas meu filho foi bem resistente a ler “Ei Tem alguém aí?”. A primeira vez que o apresentei este livro, ele não se interessou. Não insisti, pois queria que essa fosse uma leitura de lazer. Passou um tempo, eu mesma comecei a ler o livro (reler, na verdade, pois esse livro já era meu). Talvez isso tenha despertado o interesse nele e ele aceitou ler o livro, finalmente.

Ele reclamou um pouco do primeiro capítulo de “Ei Tem alguém aí?”, pois disse que era confuso e sem graça. Então falei que ficaria mais interessante nos outros capítulos e ele continuou a leitura. E, ao final, amou o livro! O único problema foi que após terminar o livro ficou me pedindo um irmãozinho!

Resenha do Livro “Ei Tem alguém aí?”

O livro, na verdade, é uma carta escrita por Joakim “personagem principal do livro” à Camila (sua sobrinha). Nesta carta ele conta como foi o dia em que seu irmãozinho nasceu, período em que ele estava com 8 anos de idade.

Durante a noite, o pai de Joakim o acorda dizendo que vai levar a sua mãe à maternidade, pois está na hora de seu irmãozinho ou irmãzinha nascer. Por essa razão, ele teria que ficar sozinho até o dia seguinte, quando então a sua tia Helena chegaria para ficar com ele.

Ocorre que no meio da noite um menininho cai do céu em seu quintal e esse menino é de outro planeta. O nome dele é Mika e eles se tornam bons amigos. Conversam sobre as diferenças e semelhanças entre os dois planetas.

Para Mika, tudo no planeta Terra é uma novidade. Ele não conhece os animais e nem os alimentos daqui. Então Joakim precisa cuidar dele para que ele não se machuque e nem faça nada de errado. Também o ensina e aprende com ele. A amizade entre os dois apenas cresce e eles se tornam grandes companheiros por 24 horas.

Opinião Pessoal sobre o livro “Ei Tem alguém aí?”

Algumas pessoas encontram semelhanças entre o livro “Ei! Tem alguém aí?” com o livro “O Pequeno Príncipe”, e eles realmente possuem alguma relação. Ambos falam sobre uma criança de outro planeta que são, ao mesmo tempo, inocentes e muito sábias. Mas a história em si é completamente diferente.

A impressão que dá é que toda essa história do Mika é criada pela mente de Joakim para conseguir lidar com a chegada do mais novo membro da família. Mas para ter certeza disso você terá que ler o livro!

De qualquer forma, é um livro muito legal! Além de tratar sobre questões científicas e do nascimento de seu irmãozinho, fala sobre a importância de se formular perguntas e estimula o pensamento crítico das crianças.

Eu encorajo fortemente a leitura do livro “Ei Tem alguém aí?” por qualquer pessoa, seja adulto ou criança, esteja ou não esperando o nascimento de um irmão ou irmã. Vale muito a pena esse leitura!


Você está grávida do segundo filho e o seu primogênito está se sentindo inseguro com a chegada do irmãozinho ou não está sabendo lidar com esse aumento nos membros da família? Então conheça o livro “Ei Tem alguém aí?” Ele é perfeito para abordar esse assunto de forma delicada e inteligente.

Sugestão: leiam juntos, vocês não se arrependerão!

Eu sou a Mamãe Noob e esse é um blog sem julgamentos!