Ideias para Feira de Ciências
Hoje trago cinco ideias para feira de ciências fáceis e simples para fazer com as crianças. Desta maneira, as ideias de experimentos estão acompanhadas pelo modo de realização e uma breve explicação científica. Assim, as crianças poderão realizar o projeto e compreender o motivo dele.
Todavia, apesar de simples, não é recomendado que eles sejam realizados sem a supervisão de um adulto. Então, é preciso que o professor, pais ou responsáveis estejam por perto para orientar e explicar tudo.
Por fim, vamos nos divertir com essas ideias para feira de ciências!
5 Ideias para feira de ciências
Essas ideias são incríveis para estimular o interesse das crianças pela ciência. Neste sentido, já demos outras dicas sobre isso aqui no blog. Caso você não tenha lido ainda este artigo, clique aqui e leia.
Antes de começar a listar os experimentos, devo alertar para alguns detalhes.
Primeiro: escolha um lugar onde possa ser molhado ou sujo, pois alguns experimentos podem derramar líquidos ou outras substâncias.
Segundo: pelos mesmos motivos, utilize roupas velhas, pois elas podem ser manchadas.
Terceiro: verifique se possui todo o material necessário antes de começar a experiência, para não desperdiçar nada sem necessidade.
Agora vamos deixar de enrolação e partir para as ideias para feira de ciências!
Lâmpada de Lava
O experimento da lâmpada de lava é sempre muito citado entre as ideias para feira de ciências. Isso porque ele é simples, mas traz um bom ensinamento científico. A Lâmpada de lava faz um efeito que imita a lava caindo. Assim, é muito legal!
Materiais Necessário:
- 500 ml de óleo
- 100 ml de água
- Corante
- Antiácido efervescente
Modo de Fazer:
Misture o corante na água e reserve. Coloque todo o óleo no pote. Depois coloque a água colorida no óleo. Por fim, coloque o antiácido na mistura e observe o experimento acontecer.
Por que isso acontece?
Mais uma vez, a água e o óleo não se misturam.
Além disso, a água é mais densa do que o óleo. Ou seja, ela tem mais massa e por isso é mais pesada do que o óleo. Desta maneira, a água vai ficar embaixo e o óleo vai ficar em cima.
O antiácido é formado por bicarbonato de sódio, carbonato de sódio e ácido cítrico. Quando estão em pó, esses elementos não reagem entre si. Mas quando estão em contato com a água, esses componentes se misturam e liberam gás carbônico.
O gás carbônico é mais leve do que a água e do que o óleo, então ele vai subir. Mas ao subir, esse gás leva um pouco da água colorida para a superfície. É por isso que a água sobe fazendo a “lâmpada de lava”.
Na superfície, o gás carbônico é liberado para o ar e a água retorna para o fundo do pote.
Areia Movediça
O experimento da areia movediça é muito divertido porque simula uma areia que em certos momentos é dura e em outros é mole. Assim, quando você bate com força na mistura, ela fica dura. Mas se você empurra gentilmente, ela fica mole!
Materiais Necessários:
- Tigela grande
- Água
- Amido de Milho
Modo de Fazer:
Na tigela, misture aos poucos a água e o amido de milho. Vá colocando um pouco de cada até fazer uma espécie de mingau. Mexa bastante, até não ter pelotas de amido.
Quando você aplica pressão à mistura, ela se torna dura. E quando faz o oposto, ela fica mole.
Por que isso acontece?
Isso acontece porque a água e o amido de milho formam uma mistura não-newtoniana. Ou seja, as suas propriedades de fluxo não são constantes.
Desta maneira, as partículas de amido de milho não se movem facilmente na presença de água, criando uma estrutura que pode resistir à pressão. Porém, quando aplicamos a força na mistura, essa estrutura temporariamente se quebra, permitindo que a água se mova e a mistura fique mais sólida.
Assim, o experimento da areia movediça demonstra princípios interessantes sobre a dilatância, que é a propriedade científica de certas misturas de se tornarem mais espessas e sólidas sob pressão.
Enchendo o balão
Você sabia que podemos encher um balão de festa de aniversário sem precisar soprar ou utilizar qualquer outro instrumento de ar? Para isso basta realizar este experimento científico com vinagre e bicarbonato!
Materiais Necessários:
- 1 Bexiga
- 50 ml de vinagre
- 1 colher de café de bicarbonato de sódio
- 1 funil
- 1 garrafa
Modo de fazer:
Coloque 50 ml de vinagre na garrafa. Depois, com a ajuda do funil, coloque o bicarbonato de sódio dentro da bexiga. Em seguida, encaixe a bexiga na boca da garrafa. E por fim, derrame o bicarbonato de sódio que estava dentro da bexiga no vinagre que está na garrafa.
Imediatamente, a bexiga começará a encher de ar.
Por que isso acontece?
O Bicarbonato de sódio é um sal (NaHCO3) e o vinagre é formado por ácido acético (H4C2O2). Quando misturados, eles dão origem a uma reação química, formando um novo sal, água e gás carbônico. E é o gás carbônico liberado que enche a bexiga.
Assim, este experimento demonstra a reação química entre um sal e um ácido. Não é legal?
Tinta Mágica Invisível
Neste experimento, faremos uma tinta que inicialmente não será visível. Porém, com a segunda misturinha, a tinta será revelada. Desta maneira, é possível fazer desenhos e mensagens secretas, onde só quem conseguirá ler será quem utilizar a segunda mistura.
Vamos aprender?
Materiais Necessários:
- Bicarbonato
- Açafrão
- Álcool
- 2 Pincéis
- Papel
- 2 Copo copos
Modo de Fazer:
Em um dos copos, coloque duas colheres de bicarbonato de sódio e um pouco de água. Mexa bem para dissolver o bicarbonato. E esta é a tinta invisível. Com ela, você pode escrever ou desenhar algo no papel. Porém, ninguém conseguirá ver nada, pois estará invisível. Agora deixe o papel secando.
Após desenhar ou escrever no papel, é hora de fazer a misturinha que vai revelar o conteúdo no papel. No outro copo, coloque duas colheres de açafrão e um pouco de álcool. Misture bem. E agora, com o outro pincel, pinte a folha que você escreveu ou desenhou antes. É importante que essa folha já esteja seca!
E como mágica, vamos revelar o desenho!
Por que isso acontece?
Isso acontece porque o açafrão tem a propriedade de revelar se a mistura é ácida ou básica (alcalina). Assim, uma predominância vermelha é formada quando a superfície é básica, como é o caso da nossa primeira mistura. Todavia, se a superfície fosse ácida, a cor ficaria amarelada.
Aprofundando um pouco mais, quando a substância é básica, alguns prótons do açafrão são retirados, formando a cor vermelha. Ao contrário, quando a substância é ácida, são doados prótons ao açafrão, surgindo a cor amarela.
Resumindo, o açafrão é um excelente indicador ácido-base.
E então, essa não é uma das melhores ideias para feira de ciência?
Barco Protegido
No experimento do Barco protegido, um simples copo vai impedir que o barco afunde. Ou seja, o barco vai para o fundo da água, mas não vai afundar. Ao contrário, ele irá retornar sequinho para a superfície.
Materiais Necessários:
- Uma grande tigela ou bacia de água
- Um barco de papel
- Um copo onde caiba o barco
Modo de Fazer:
Coloque o barquinho de papel para flutuar na grande bacia ou tigela de água. O ideal é que essa bacia ou tigela seja transparente, pois assim será mais fácil ver o que acontece embaixo da água.
Depois, coloque o copo sobre o barquinho e o empurre para o fundo. Aguarde alguns minutos e depois retorne para a superfície.
O barco não vai molhar e nem afundar!
Por que isso acontece?
Isso acontece porque, embora não seja possível ver, o ar é feito de matéria, ou seja, tem massa e volume. Logo, ocupa espaço!
Quando você abaixa o copo na água, o ar fica preso dentro do copo. E como o ar é menos denso do que a água, ele fica por cima da água, mantendo o barco seco.
Esta experiência mostra o volume do ar!
Mas cuidado, se você mexer o copo enquanto estiver empurrando o barco pra baixo, o ar vai sair e a água vai entrar. E isso vai arruinar a sua experiência!
E então? Gostou das nossas ideias para feira de ciências? Aprendeu bastante com elas? Vai fazer alguma? Conta tudo para gente!
Ah! E não esqueça de seguir o nosso canal no YouTube, pois em breve postaremos algumas experiências por lá!
Eu sou a Mamãe Noob e este é um blog sem julgamentos!