LeituraLivro

Incentivo a Leitura das Crianças – Ensine o seu filho a gostar de ler!

Infelizmente temos pouco Incentivo a Leitura dos Jovens, seja por parte da escola, seja por parte da família. Ou seja, ultimamente a grande preocupação da sociedade é que o adolescente tire uma boa nota no ENEM e entre na universidade. Assim, desde cedo, os nossos filhos são preparados para isso: passar no ENEM! Isso é importante, porém todo o resto não pode ser negligenciado.

Cada vez mais cedo as crianças são sobrecarregadas com atividades extraescolares como os esportes, as línguas estrangeiras, os reforços escolares, as aulas de informática, o ballet e… Ufa! Ou seja, é tanta atividade que não sobra tempo para ler por prazer. Embora todas essas atividades tenham o seu propósito e devam ser valorizadas, ler é imprescindível para o desenvolvimento de qualquer ser humano e por isso a leitura deve ser incentivada desde cedo.

E ainda, na hora de folga das crianças, o que elas fazem? Ficam penduradas no celular. Então, você não vê mais as crianças lendo gibis ou livros de literatura. Lembro quando era criança, ficava feliz em ir ao dentista só porque lá tinham uma porção de gibis da Mônica que eu amava ler. Mas hoje, nas salas de espera dos consultórios, as crianças ficam em seus dispositivos eletrônicos e esquecem-se da vida!

Benefícios da Leitura para a Criança – Incentivo a Leitura

Ler é muito mais do que ser alfabetizado, pois o exercício regular da leitura traz benefício incríveis para todo mundo. Assim, todos deveriam criar o hábito da leitura e estimular o cérebro. Por isso, é importante incentivar a leitura desde pequenos para que isso vire um hábito prazeroso para os nossos filhos, não é mesmo?

Vamos ver 5 benefício da leitura para o cérebro das crianças?

5 benefícios da leitura para o cérebro do seu filho

Estimula a Criatividade

Ler estimula a criatividade das pessoas porque nós temos a tendência de imaginar e formar imagens em nossas cabeças a respeito do que estamos lendo. Ainda, as crianças gostam de se colocar no lugar dos personagens, criando mundo e histórias. E isso é maravilhoso!

Aumenta o Vocabulário

A leitura é uma excelente forma de aprender novas palavras e formar frases. Assim, além de formar novas palavras, as crianças também aprendem sobre o seu significado e ortografia. E acredite, isso acontece sem elas nem perceberem!

Relaxamento

O exercício diário da leitura traz muitos benefícios para o relaxamento das pessoas e com as crianças isso não é diferente. Neste sentido, o momento da leitura é um período em que nós ficamos mais calmos e nos desligamos dos problemas diários. Assim, é a atividade ideal para fazer antes de dormir.

Concentração

Ler aumenta a capacidade de concentração das pessoas. Isso porque é um momento em que a criança está totalmente focada no livro, criando histórias e imagens em sua mente. E esta capacidade de concentração, depois, é aplicada em outras atividades da criança.

Estimula o Raciocínio Lógico

Enquanto a criança está lendo, ela esta imaginando e tentando entender a situação. Além disso, ela cria uma correlação do que lê com o que ela imagina e isso estimula o seu raciocínio lógico. Além disso, ela tem mais facilidades de interpretação e compreensão das coisas.

Ou seja, esses benefícios são suficiente para focarmos no incentivo a leitura das criança, não é mesmo?

Por que as Crianças não Gostam mais de Ler?

Quase não vemos mais jovens colecionando livros, fazendo diários, frequentando bibliotecas e livrarias. Então você já se perguntou o porquê disso?

Eu já! E embora não tenha certeza da resposta, penso que seja por falta de estímulo adequado. A vida é bastante corrida, então é muito mais fácil sacar um celular da bolsa e deixar a criança entretida enquanto terminamos o que precisamos fazer. Além disso, o apelo dos eletrônicos chega a ser uma concorrência desleal aos livros. Ora, é muito mais fácil ficar assistindo um vídeo ou jogando um game qualquer de frutinhas do que ler um livro, entende-lo e interpretá-lo. Mas quando não lemos, perdemos muito da vida!

Mas nem tudo está perdido! Qualquer que seja a idade do seu filho (ou a sua) é possível estimular a leitura e torna-la algo prazeroso e rotineiro. Vamos focar no incentivo a leitura e ver algumas dicas?

  • Comece o Quanto Antes
  • Dê o Exemplo
  • Frequente Livrarias e Bibliotecas
  • Envolva os Amigos
  • Cobre o Estímulo por Parte da Escola
  • Crie Atrativos à Leitura
  • Tenha Sempre um Livro com Você

O Incentivo a Leitura deve Começar o Quanto Antes

Quanto mais cedo a criança começar a ter contato com livros, maior será a probabilidade dela gostar de ler. Assim, conhecer os livros e manuseá-los faz com que a criança tenha intimidade com eles e desperte desde logo curiosidade para saber o que tem atrás daquela capa.

Conheci crianças menos favorecidas que tinham até medo de tocar nos livros. Pois elas não entendiam que o livro não quebraria se elas não soubessem abri-los. E isso apenas afasta os jovens da leitura, o que não é legal.

 Mesmo que a criança não saiba ainda ler, dê livros de presente para ela. Ou seja, o livro tem que ser visto como um presente e não como instrumento escolar. E há livros bem legais específicos para crianças que ainda não sabem ler, com bastante figura e de materiais mais resistente. Assim a criança cria logo intimidade com os livros e passa a gostar da leitura.

Mais Vale um Exemplo do que Uma Ordem

Não adianta você “mandar” o seu filho ler ou apenas comprar livros para ele. Neste sentido, já conheci crianças com prateleiras cheias de livros intocados.

Então é preciso que a criança entenda que ler é legal! Assim, se a criança vê os pais o dia inteiro na frente do tablet, computador, televisão e celular, porque ela vai se interessar pelos livros? É algo muito óbvio!

Na minha casa, por exemplo, nós sempre estamos lendo algum livro. E temos momentos de leitura onde todos (eu, meu marido e meu filho) pegamos um livro para ler. Não é obrigatório, ao contrário, é quase automático! Um diz: “acho que vou ler meu livro”; na mesma hora o outro diz: “eu também”. E assim nasce o horário da leitura na minha casa.

Também, sempre comentamos sobre o que estamos lendo. Fazemos observações e demonstramos com entusiasmo verdadeiro que o livro é legal. Quando não gostamos do livro, também somos sinceros! Falamos que não gostamos daquele livro ou não concordamos com a sua ideia e vamos começar outro. Afinal, a ideia da leitura é criar opinião própria e não apenas repetir o que o autor escreve. Também ninguém é obrigado a gostar de nenhum livro.

Biblioteca e Livrarias

Frequentar bibliotecas e livrarias é uma forma de incentivar a leitura. Assim, a criança conhece uma variedade de livros que ela nunca imaginou que poderia existir e vê outras pessoas também interessadas na leitura.

Infelizmente temos poucas bibliotecas no Brasil, esse é um quesito negligenciado por nossa sociedade. Mas ainda existem algumas boas; pesquise na internet se há alguma legal na sua cidade e vá conhecer. Além disso, pode ser que se torne um passeio rotineiro para você e sua família.

Nós ainda temos boas livrarias! Ou seja, normalmente os shoppings ainda possuem grandes lojas desse segmento. E algumas delas possuem uma área exclusiva de crianças e outras realizam eventos de “contações de histórias” para elas.

Então, se estiver passeando no shopping, aproveite para conhecer melhor a livraria e saber se eles realizam algum evento nesse sentido. Assim é uma forma de frequentar uma livraria e nem gastar nada e, de quebra, um incentivo a leitura do seu filho.

Envolva os Colegas do seu Filho em Eventos Literários

Com certeza o seu filho não é diferente dos colegas. Certamente os amigos dele também preferem dispositivos eletrônicos a livros. É a nossa atual realidade. Mas há como mudar isso!

Entre em contato com as mães dos amigos dos seus filhos e sugira atividades divertidas envolvendo a leitura. Uma ideia é criar um clube do livro; outra é fazer uma ciranda de troca de livros. O seu filho leu um livro e gostou? Empresta para o colega e pega um emprestado com ele também. Assim eles terão assunto literário para conversar e não sentirão que estão fazendo algo isolado.

Segue abaixo algumas ideias de convite para o clube do livro ou de troca de livros para serem postadas no seu grupo de WhatsApp. Organize um evento em seu condomínio, pracinha próxima ou na escola do seu filho. Convide todos os seus amigos e seja uma incentivadora da leitura.

incentivo a leitura
incentivo a leitura

Vai dar um trabalhinho, eu sei. Mas além de ser um evento totalmente gratuito que você pode fazer com o seu filho, o resultado pode valer a pena. É uma ideia que costuma dar certo tanto entre os colegas do condomínio quanto entre os colegas da escola. Experimente!

O Incentivo a Leitura como Prazer também é Dever da Escola

Quase todas as escolas adotam livros paradidáticos, mas poucas incentivam a leitura por puro prazer. É muito legal quando a escola dispõe de um espaço e um momento para a criança ler por diversão.

Não é necessário um lugar muito amplo e nem um acerto gigante. Isso pode começar até através de doações de livros pelos próprios alunos. O lugar pode ser apenas uma estante e algumas almofadas no fundo da sala mesmo. Com criatividade dá para criar um espaço legal sem gastar muito.

O importante é que a criança tenha algum momento livre para poder ir até os livros e se divertir!

Crie Atrativos de Incentivo a Leitura

Existem formas de deixar o livro mais atrativo utilizando acessórios de leitura. A maioria deles você pode fazer junto com o seu filho e despertar nele o interesse de usar esse acessório.

Um exemplo é criar marcadores de páginas divertidos. É possível fazer marcadores cartonados, magnéticos, com dobraduras de papel. Há muitos exemplos na internet. O meu filho, por exemplo, adora os marcadores de página magnéticos.

Incentivo a Leitura
Ideias de marcadores

Também é possível criar capinhas bonitas para os livros. As meninas gostam muito dessa dica. É possível fazer com tecido, E.V.A., cartolina e etc. São muitas ideias.

Descubra um tema que o seu filho se interessa e o convide para criar algo com você. Quem sabe ele não fica orgulhoso do trabalho dele e começa a ler só para usar o acessório. Tô apostando que vai dar certo.

Outro atrativo que dá super certo para as crianças maiores é fazer fichas de leitura! É muito simples, basta fazer um pequeno resumo das informações principais do livro depois que a criança acabar de ler. Eles ficam orgulhosos com o resultado da ficha e ficam mais estimulados!

Veja um exemplo de ficha de leitura:

Ficha de Leitura Rosa
Ficha Rosa
Ficha de Leitura Verde
Ficha Verde

Clique nas imagens para baixar ou visite o nosso Drive!

Tenha Sempre um Livro com Você

Vão sair? O celular, vocês nunca esquecem, não é? Então porque não levam um livrinho com vocês? Pode ser um fininho ou até mesmo um gibi. Pois, se a criança não tiver uma opção, é lógico que ela vai partir direto para o celular.

Existem livros de bolso, que chamamos de pocket, que são ideais para isso. São, inclusive, mais baratos que as versões tradicionais. De qualquer forma, o importante é ter uma opção para ler.


E na sua casa, como é? O seu filho gosta de ler ou você precisa estimulá-lo? Gostou de alguma dessas dicas de incentivo a leitura e vai coloca-la em prática? Conta o resultado para gente e nos marque nas redes sociais! Vou amar saber o que você fez!

Eu sou a Mamãe Noob e esse é um blog sem julgamentos.