Livros Infantis para Lidar com a Ausência do Pai
O dia dos pais está chegando e a dica literária de hoje é “Livros Infantis para Lidar com a Ausência do Pai”. Porém, Infelizmente, seja por conta do abandono parental ou por algum infortúnio da vida, muitas crianças crescem sem a figura paterna.
E lidar com a morte ou com o abandono não é fácil em qualquer idade, mas quando somos crianças esse assunto é ainda mais delicado. Por isso, um livro que aborde de forma apropriada a questão pode ajudar bastante.
E então? Vamos para a nossa listinha?
Livros Infantis para Lidar com a Ausência do Pai
Então eu confesso que tive bastante dificuldade para fazer esta lista, pois não há muita coisa publicada explorando a matéria. Ora, a maioria dos livros do gênero são voltados para o público adulto ou não possuem versão em português. Portanto, foi bem difícil fazer esta lista!
Lógico que existem muitos livros que falam sobre a diversidade da família, ou de mães fortes que dão conta de tudo, ou ainda da perda em si. Mas nesta lista queria dar ênfase na criança e sua vivência sem a presença do pai.
Harvey: como me tornei invisível
Ficha Técnica
Livro: Harvey: como me tornei invisível
Autor: Hervé Bouchard
Editora: Pulo do Gato
Idade de leitura: 10 anos e acima
Primeiramente, temos o Livro “Harvey: como me tornei invisível” , que conta a história de um menininho que perde o pai. Desta maneira, a morte do seu genitor tem um grande impacto em sua vida e mexe muito com suas emoções. Então ele precisa aprender a lidar com a dor da perda e com a ausência involuntária do seu pai.
O livro é muito bem ilustrado, embora traga cores pouco vibrantes para combinar com a seriedade do tema. Este livro é uma ótima opção para lidar com ausência do pai que morreu.
Coisas Importantes – O melhor dos Livros Infantis para Lidar com a Ausência do Pai
Ficha Técnica
Livro: Coisas Importantes
Autor: Peter Carnavas
Editora: FTD Educação
Idade de leitura: 3 – 5 anos
O livro “Coisas Importantes” conta a história de Felipe, que é um menininho encantador que foi abandonado por seu pai. Desta maneira, ele mora apenas com sua mãe que faz de tudo para suprir a falta do genitor.
Este livro mostra como as crianças e adultos lidam de forma diferente com o abandono. É uma obra que deveria ser lida por todos que convivem com uma criança em situação de abandono parental. Recomendo muito esta leitura!
Menina Amarrotada
Ficha Técnica
Livro: Menina Amarrotada
Autor: Aline Abreu
Editora: Jujuba Editora
Idade de leitura: 5 – 8 anos
O livro “Menina Amarrotada” traz uma história bonita e emocionante. Conta a história da menina que tinha uma vida feliz, até que seu pai sai em uma viagem e ela não sabe mais se ele voltará.
As ilustrações são muito bonitas, mas com poucas cores. Não é um livro conclusivo, pois deixa para o leitor imaginar o final da história. O importante é que ele traz as questões sentimentais de uma criança à espera do seu pai. Vale muito a pena a sua leitura!
Uma família é uma família é uma família
Ficha Técnica
Livro: Uma família é uma família é uma família
Autor: Sara O’Leary
Editora: Brinque-Book
Idade de leitura: 5 – 8 anos
O livro “Uma família é uma família é uma família” tem um nome longo e engraçado, mas é um ótimo livro infantil para mostrar que toda família é normal. Não importa se ela é constituída apenas do pai ou apenas da mãe, toda família é bonita e pode ser muito feliz.
Não trata especificamente da ausência parental, mas serve para mostrar para a criança que mesmo que ela não tenha um pai, ainda assim ela tem uma família. É um livro bonito, alegre e colorido. É uma leitura muito interessante.
Pai ausente, filho carente
Ficha Técnica
Livro: Pai ausente, filho carente
Autor: Guy Corneau
Editora: Manole
Idade de leitura: Adulto
O livro “Pai ausente, filho carente” não é um livro infantil, embora eu o tenha incluído nesta lista de livros infantis para lidar com a ausência do pai. A sua leitura é bastante apropriada para a mãe solo e principalmente para o pai ausente.
É um livro de psicologia que aborda questões masculinas que ajudam a entender o comportamento dos pais ausentes e filhos carentes. A linguagem é fácil e recomendo para pessoas que gostem deste tipo de assunto.
E então? Gostou da nossa lista de livros infantis para lidar com a ausência do pai? Já leu algum desses livros? Tem alguma outra indicação para compartilhar? Conta para a gente, pois vou amar receber as suas recomendações!
Eu sou a Mamãe Noob e este é um blog sem julgamentos!
Pingback: Dicas de Livros para Ler no Dia dos Pais com as Crianças