LeituraLivro

Livros Infanto Juvenil que todo mundo deveria ler

Existem livros infanto juvenil que todo mundo deveria ler! E não apenas por uma questão de estímulo à leitura ou por serem livros bonitos e divertidos. Neste sentido, quero dizer que há livros que, apesar de serem destinados ao público infanto juvenil, impactam a vida de pessoas de qualquer idade.

Quem aí nunca leu um livro lúdico e inocente, mas que mudou a sua forma de pensar? Quem nunca leu um livro e ficou pensando nele por dias ou até meses?

Os livros infanto juvenil possuem essa característica: eles ensinam e despertam questionamentos de forma natural e impactante. E por isso são tão importantes para nós. Por esta razão considero que existem livros infanto juvenil que todo mundo deveria ler!

O que são Livros Infanto Juvenil?

O livro infanto juvenil ocupa uma área da literatura que se dedica especialmente às crianças e jovens adolescentes. Ou seja, são livros direcionados às crianças e também aos jovens, razão pela qual comumente nos referimos a eles como “infantojuvenis”.

Aproveito para destacar que a forma correta é “infantojuvenil”, pois trata-se de um adjetivo composto formado pela união de infanto (relativo a criança) e juvenil (relativo a jovens). Porém, continuo utilizando a forma separada por pura teimosia e também porque acredito que transmite a melhor a categoria do livro. Pois quando nos referimos a livros infantojuvenis devemos pensar nos jovens e nas crianças e não numa terceira categoria intermediárias a eles. Mas enfim, esta é uma discussão sem propósito.

Continuando, o livro infanto juvenil pode ser de qualquer gênero ou tipo. Ou seja, incluem histórias biográficas, contos, poemas, fictícias ou reais e etc. Neste sentido, qualquer livro pode ser infanto juvenil, desde que possua um assunto adequado à idade e utilize uma linguagem acessível. 

Porém, apesar do que foi mencionado, o livro infanto juvenil não é exclusivo das crianças e adolescentes. Muito pelo contrário! Há livros que, a despeito da categoria, possuem temas tão importantes e com ensinamentos de tanto valor que todo mundo deveria ler, independentemente da idade que tem.

Então vamos parar de enrolação e partir para a nossa listinha de Livros Infanto Juvenil?

Lista dos 15 Livros Infanto Juvenil que todo mundo deveria ler

Definitivamente há livros infanto juvenil que todo mundo deveria ler. E esta lista seria gigantesca se não houvesse um critério. Disto isto, os meus critérios foram: escolher livros consagrados, com ensinamentos valiosos e que agradam a diversos públicos.

E é lógico que esta lista é totalmente subjetiva e que muitas obras importantes ficaram de fora dela. Porém, ela é apenas indicativa e não taxativa. Neste sentido, a ideia aqui é somente despertar o interesse do leitor para as obras. Então vamos lá?

Ah! Lembrando que caso queira saber mais sobre o livro indicado, basta clicar na imagem da capa. Assim você verá a sinopse completa e o preço na Amazon. E também não esqueça de ler a inteira descrição do livro! E vamos aos Livros Infanto Juvenil!

O Pequeno Príncipe

Ficha Técnica

  • Livro: O Pequeno Príncipe
  • Autor: Antoine de Saint-Exupéry
  • Editora: HarperCollins
  • Idade de Leitura: a partir de 9 anos

“Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas.”

O Pequeno Príncipe

Quanto ensinamento não existe nesta clássica frase do livro O Pequeno Príncipe, não é verdade? O livro conta a história de um piloto que cai no deserto do Saara e conhece o pequeno príncipe. As conversas entre eles e os acontecimentos da história são repletos de filosofia e poesia, tornando-se um grande clássico da literatura infanto juvenil, atemporal e linda.

Lembro que li este livro pela primeira vez aos 8 anos de idade e aprendi bastante coisas. E depois, já adulta, reli com o meu filho e aprendi ainda mais. 

Pouca gente sabe, mas Antoine de Saint-Exupéry , autor de O Pequeno Príncipe também foi piloto de avião e teve a sua escrita fortemente influenciada pela pilotagem. Infelizmente, o autor faleceu na segunda guerra mundial, em combate.

É impossível descrever tudo o que aprendemos com este livro incrível. Mas podemos destacar ensinamentos como responsabilidade emocional, bondade e empatia. Assim, O Pequeno Príncipe é um dos livros infanto juvenil que todos deveriam ler.

Extraordinário

Ficha Técnica

  • Livro: Extraordinário
  • Autor: R. J. Palacio
  • Editora: ‎ Intrínseca
  • Idade de Leitura: a partir de 11 anos

Extraordinário é um livro lindo que conta a história de August Pullman. Este menino, apesar de inteligente e encantador, nasceu com uma condição genética extraordinária. Por conta disso, tem uma aparência muito diferente do comum, o que frequentemente termina chocando as pessoas e dificultando o seu relacionamento com outras crianças da sua idade. 

Apesar desta condição, August passa a frequentar uma escola normal e muitos desafios surgem para ele. Neste sentido, ele precisa demonstrar muita coragem e força.

O livro é narrado pelo próprio August, mas também tem passagens onde outros personagens também passam os seus pontos de vista. A obra foi tão bem recebida pelo público que também se tornou filme, estrelado por artistas de grande sucesso como Julia Roberts e Owen Wilson.

Uma curiosidade legal deste livro infanto juvenil é que a mãe do personagem principal é brasileira. 

Esta é uma excelente opção para trabalhar o bullying e as relações sociais entre crianças e adolescentes. Por isso, este é um dos livros infanto juvenil que todo mundo deveria ler!

O Jardim Secreto

Ficha Técnica

  • Livro: O jardim secreto
  • Autor: Frances Hodgson Burnett
  • Editora: Camelot
  • Idade de Leitura: a partir de 10 anos

O livro O Jardim Secreto traz uma mensagem de cura e amadurecimento. Inicialmente, conta a tragédia de Mary, uma garota filha de pais ingleses que nasceu e cresceu na Índia. Porém, além de seus pais terem sido sempre ausentes, por razões diversas, eles morrem de maneira inesperada por conta de um surto de cólera na região.

Por isso, ela é mandada para casa do seu tio na Inglaterra. Lá chegando, ela percebe que o seu tio não é muito amigável e Mary, que já não era uma criança muito educada, começa a fazer muitas birras e malcriações. Todavia, o livro não é só isso. Logo ela começa a perceber alguns mistérios com relação ao seu tio e à própria mansão onde vivem.

Mary descobre que há na propriedade um jardim secreto, que foi da esposa de seu tio, que morreu há 10 anos. Então ela não poupa esforços para encontrar este jardim secreto. 

Além do mistério, há a amizade! Mary descobre que tem um primo doente e conhece também um outro garoto encantador, que é o irmão de uma das criadas da casa. E esta amizade que se forma entre os três é capaz de tudo!

Esta obra é encantadora e cheia de mistérios. Por essa razão, também foi adaptada para o cinema e até hoje é um sucesso cinematográfico. 

O Jardim Secreto ensina sobre empatia, amor e cura pela amizade. Também demonstra que pequenas ações e pequenos detalhes fazem grande diferença. Dessa maneira, é uma história de crescimento pessoal e experiência de vida! Então inclua O Jardim Secreto na sua lista de livros infanto juvenil que todos deveriam ler!

Alice no País das Maravilhas

Ficha Técnica

  • Livro: Alice no país das maravilhas
  • Autor: Lewis Carrol 
  • Editora: Ciranda Cultural
  • Idade de Leitura: a partir de 7 anos

“Alice perguntou: Gato Cheshire… pode me dizer qual o caminho que eu devo tomar?

Isso depende muito do lugar para onde você quer ir – disse o Gato.

Eu não sei para onde ir! – disse Alice

Se você não sabe para onde ir, qualquer caminho serve.”

Alice no País das Maravilhas

Depois que o filósofo Mário Sérgio Cortella citou este trecho do livro de Alice no país das maravilhas, muita gente se tocou da grandeza dos diálogos representados na obra. Este livro que numa primeira lida pode parecer infantil e fantasioso, é na verdade uma grande obra de filosofia.

Isso não é à toa, pois o autor de Alice no país das maravilhas era um grande matemático e se utilizou da lógica para desenvolver a história. Neste sentido, traz questionamentos relevantes para a vida e desenvolvimento, revelando-se um livro infanto juvenil que todos deveriam ler. 

Uma curiosidade sobre o livro Alice no país das maravilhas é que ele também inspirou Matrix, um dos filmes de ficção científica mais citados e assistidos até hoje. Pois é, livros infanto juvenil inspirando grandes filmes!

Ei! Tem alguém aí?

Ficha Técnica

  • Livro: Ei! Tem alguém aí? 
  • Autor: Jostein Gaarder 
  • Editora: Companhia das Letrinhas
  • Idade de Leitura: a partir de 9 anos

O livro Ei! Tem alguém aí? é um livro que gosto muito e por isso já fiz resenha dele aqui no nosso site. Neste sentido, ele traz a história de um garotinho que está aguardando o nascimento do seu irmão. Nesse período, ele fica sozinho em casa e recebe uma visita muito especial.

Não vou me alongar muito sobre este livro, pois já falei tudo sobre ele em outro artigo. Mas esta obra destaca a importância de se questionar as coisas, demonstrando que é pela pergunta que chegamos às respostas. Ainda, não raras as vezes, repete que perguntar é mais relevante do que responder. E isso não é por acaso, pois Jostein Gaarder é um filósofo norueguês, por isso todo esse destaque para as perguntas.

Além de Ei! Tem alguém aí?, Jostein Gaarder escreveu O Dia do Curinga, O Mundo de Sofia e muitos outros excelentes livros infanto juvenil que valem a pena conferir.

O Meu pé de Laranja Lima

Ficha Técnica

  • Livro: O Meu Pé de Laranja Lima
  • Autor: José Mauro de Vasconcelos
  • Editora: Melhoramentos
  • Idade de Leitura: a partir de 11 anos

O livro O Meu Pé de Laranja Lima é um clássico da literatura infanto juvenil brasileira. Neste sentido, já teve adaptação para o cinema, televisão e até mesmo para o teatro. Assim, ele traz uma história encantadora, que toca o coração dos leitores, muito bem ambientado à realidade brasileira.

Esta obra conta a história de Zezé, uma criança de 6 anos que pertence a uma família muito pobre. Neste sentido, o seu pai está desempregado e a sua família está passando por dificuldades financeiras. O menino Zezé, porém, é uma criança alegre e cheia de imaginação. Uma de suas brincadeiras favoritas é subir em seu pé de laranja lima, com quem trava vários diálogos importantes.

Zezé não tem uma vida fácil e além disso é bastante arteiro. Por conta disso, apanha bastante do pai e de sua irmã. Contudo, mesmo com toda dificuldade que passa, encontra motivos para seguir em frente.

Este é um livro triste, pois retrata a pobreza e até mesmo a solidão de uma criança. Porém traz muitos ensinamentos válidos, tornando-se um dos livros infanto juvenil que todo mundo deveria ler.

Malala: Minha história em defesa dos direitos das meninas

Ficha Técnica

  • Livro: Malala (Edição infantojuvenil): Minha história em defesa dos direitos das meninas
  • Autor:  Malala Yousafzai
  • Editora: Seguinte
  • Idade de Leitura: a partir de 9 anos

O livro da Malala é uma biografia dela, que foi adaptada para crianças e adolescentes. Neste sentido, a Malala é a mais jovem ganhadora do prêmio Nobel da paz, título que recebeu por sua luta e coragem.

A Malala é conhecida como “a menina que enfrentou o Talibã”, feito que a deixou famosa no mundo inteiro. Mas antes de tudo isso, ela era apenas uma garota que morava no Paquistão e que foi proibida pelo governo religioso de frequentar a escola. Isso a deixou muito triste, mas ela não desistiu e lutou como pode para manter o seu direito e de outras meninas de estudarem.

A autora, em seu livro, tenta demonstrar a importância de se combater o ódio, a burrice que é ser extremista e como manter a esperança acima de tudo. Esta é uma história de luta e coragem que chamou a atenção do mundo para a situação de meninas que têm seus direitos humanos tolhidos por pura ignorância. Então adicione Malala aos livros infanto juvenil que todos deveriam ler!

A Droga da Obediência

Ficha Técnica

  • Livro: Droga Da Obediência
  • Autor: Autor Pedro Bandeira
  • Editora: Moderna
  • Idade de Leitura: a partir de 11 anos

A Droga da Obediência foi um livro que marcou a minha adolescência, pois foi um dos primeiros livros da escola que li com total prazer e interesse. Neste sentido, já no primeiro capítulo, não fazia mais diferença para mim se ele ia cair na prova ou não, pois já estava totalmente fisgada por sua história.

Neste sentido, o livro A Droga da Obediência traz uma história de mistério e investigação onde cinco estudantes muito inteligentes resolvem investigar um crime muito diabólico. Todavia, apesar do perigo que isso representa, eles conseguem utilizar a inteligência e união para desvendar tudo.

Este livro foi muito importante para mim não apenas por despertar o meu instinto leitor, mas por tratar de um tema muito importante: o problema das drogas. Assim, o livro mostra como a droga pode ser devastadora e tirar totalmente a sua liberdade. Depois de ler este livro, formei uma opinião sobre o assunto que mudou muito pouco de lá para cá.

Por tudo isso, acho que A Droga da Obediência é um livro infanto juvenil que todos deveriam ler!

Anne de Green Gables

Ficha Técnica

  • Livro: Anne de Green Gables
  • Autor: Lucy Maud Montgomery
  • Editora: Principis
  • Idade de Leitura: a partir de 13 anos

O livro Anne de Green Gables voltou a ficar famoso por conta da série da Netflix, porém devo dizer que o livro é bem diferente da adaptação. Além da série ter adicionado personagens inexistentes, também criou histórias que não aparecem no livro.

Ainda, devo mencionar que o primeiro livro foi lançado inicialmente em 1908 e, por isso, traz alguns conceitos ultrapassados e até machistas. Apesar disso, ainda considero um livro infanto juvenil que todos deveriam dar uma chance e explico!

O livro conta a história de Anne, uma órfã que é mandada por engano à fazenda Green Gables dos irmãos Marilla e Matthew. Eles, na verdade, queriam adotar um menino para ajudar nas tarefas da fazenda, mas receberam a Anne por engano. Apesar disso, ela é capaz de conquistar os irmãos e termina ficando na fazenda.

Este é um livro de crescimento e amadurecimento e que nos ensina a dar valor ao que temos. Além disso, mostra que mudanças inesperadas podem, na verdade, ser um grande presente. Então Anne de Green Gables é um livro que não poderia faltar na lista dos livros infanto juvenil que todos deveriam ler!

Pollyanna

Ficha Técnica

  • Livro: Pollyanna
  • Autor:  Eleanor H Porter
  • Editora: Pé da Letra
  • Idade de Leitura: a partir de 8 anos

O livro Pollyanna é mais um clássico da literatura infanto juvenil. Este livro já teve adaptação para novela e tem a sua continuação, que é a Pollyanna moça.

Pollyanna é uma criança de 11 anos que se vê sozinha no mundo após a morte de seus pais. Por conta disso, sua tia Polly a recebe, mas apenas por obrigação. Embora sua tia fosse muito rica, ela também era amarga, triste e severa e decidiu criar Pollyana com o máximo rigor.

Mesmo assim, Pollyana não perde a sua alegria de viver e insiste no “jogo do contente”, que é uma estratégia criada por seu pai para se manter positiva diante dos fatos da vida. No “jogo do contente”, mesmo diante de coisas tristes, você tem que encontrar algum motivo para ficar feliz.

Esta é uma grande lição de positividade e resiliência, pois nos ensina a focar no que é bom e não no que é ruim. Assim, Pollyana se destaca entre os livros infanto juvenil e deveria ser lido por todos.

O Menino do Dedo Verde

Ficha Técnica

  • Livro: O menino do dedo verde
  • Autor:  Maurice Druon 
  • Editora: José Olympio
  • Idade de Leitura: a partir de 9 anos

O livro O Menino do Dedo Verde conta a história de Tistu, um menino que era diferente de todos os outros. E essa diferença era revelada não apenas na sua forma de agir e pensar, mas também porque ele fazia florescer onde tocava. Assim, depois que o menino descobre esse dom, começa a resolver todos os problemas de sua cidade tocando em coisas e fazendo nascer e crescer plantas. E pasmem, isso dá certo!

Tistu é realmente uma criança diferenciada que consegue enxergar além dos outros. E também possui uma bondade inigualável que toca as pessoas. 

O menino do dedo verde é uma história de ecologia, mas também de diversos outros temas. Neste sentido, mostra como a natureza e o amor podem mudar o mundo. É um livro incrível e deve ser lido por todos e merece estar na lista dos livros infanto juvenil que todos deveriam ler.

A Princesinha

Ficha Técnica

  • Livro: A princesinha
  • Autor: Frances Hodgson Burnett 
  • Editora: Principis
  • Idade de Leitura: infantojuvenil

A Princesinha é mais conhecida por seu filme, mas é também um livro muito bonito. E ele conta a história de Sara, uma menina que nasce na Índia e que é muito bem cuidada por todos. Neste sentido, o seu pai lhe trata como uma princesa e diz que todas as meninas são princesinhas.

Mas o conto de fadas de Sara acaba quando o seu pai é convocado para a guerra e ela precisa ir para um colégio interno só de meninas. No início, ela é muito bem tratada pela diretora, pois seu pai envia ao colégio uma boa quantia de dinheiro mensal. Porém, logo o seu pai desaparece em combate e é dado como morto e então começa a tragédia de Sara.

Como o seu pai desaparecido não envia mais o dinheiro ao colégio, Sara é transformada em empregada do colégio pela diretora. E por isso sofre as mais terríveis humilhações e trabalhos forçados. Apesar disso, ela é sempre capaz de manter a positividade, se apegando aos ensinamentos que recebeu de seu pai.

É um filme que choca um pouco por vermos a forma como crianças órfãs são tratadas. Porém, devemos ter em mente que, apesar do livro ser uma ficção, muitas crianças passam por isso.

O livro traz muitos ensinamentos, mas um dos mais importantes é que ninguém é melhor ou pior do que ninguém por conta de sua situação financeira. Assim, não é a quantidade de dinheiro que faz uma pessoa ter valor ou não. Por conta disso, este é um livro infanto juvenil encantador e que deveria ser lido por todos.

Tudo tem princípio e fim

Ficha Técnica

  • Livro: Tudo tem princípio e fim
  • Autor: Marina Colasanti
  • Editora: Escarlate
  • Idade de Leitura: a partir de 8 anos

O livro Tudo tem princípio e fim é um livro infanto juvenil de poesia. Assim, a autora consegue ver poesia em fatos cotidianos que normalmente deixamos passar em branco. Neste sentido, aguça a nossa imaginação e liberta a poesia que existe dentro da gente.

Marina Colasanti é a primeira mulher a vencer o prêmio Machado de Assis em 20 anos. E isso não foi por acaso, pois ela é uma grande escritora, com obras incríveis voltadas para o público infanto juvenil.

O livro Tudo tem princípio e fim é uma excelente obra para despertar o olhar do jovem para a poesia, já que ela consegue ver poesia em tudo. Assim, de forma simples e com linguagem bem acessível, nos faz viajar no nosso mundinho cotidiano, mostrando que a beleza está no olhar de quem vê! Então é um ótimo representante na lista dos livros infanto juvenil que todos deveriam ler!

A Bolsa Amarela

Ficha Técnica

  • Livro: A Bolsa Amarela
  • Autor: Lygia Bojunga
  • Editora: Casa Lygia Bojunga
  • Idade de Leitura: a partir de 9 anos

O livro a Bolsa Amarela conta a história de Raquel, uma menina doce e sensível que possui 3 grandes desejos na vida: ser uma grande escritora, ser menino e de crescer. E ela quer ser menino não por uma questão de gênero, mas porque ela entende que os meninos podem tudo na vida e as meninas não.

Um dia ela “herda” de sua tia uma bolsa amarela velha, que ninguém quer. Mas que ela simplesmente ama, pois pode usá-la para guardar seus cadernos e livros e ela fica cada vez mais pesada.

Este é um livro que traz grandes reflexões, que todos nós deveríamos fazer. Assim, é uma leitura profunda e cheia de significado. Por esta razão, A Bolsa Amarela é um dos melhores livros infanto juvenil e todos deveriam lê-lo!

Logo antes de Nascer

Ficha Técnica

  • Livro: Logo antes de nascer
  • Autor: Frank Fraser 
  • Editora: Mater Verbi 
  • Idade de Leitura: a partir de 2 anos

Logo antes de nascer é uma obra que numa primeira leitura pode parecer exageradamente infantil, mas que não é. Este livro traz um cunho religioso e também traz um discurso de autoestima e valorização.

É a história de uma criança que ainda está na barriga de sua mãe. Então ela tem uma conversa com Deus, que diz que ele será muito importante. Assim o bebê começa a questionar, para tentar adivinhar o que ele será. E por fim ele pergunta se será astronauta, médico, padeiro e etc. 

E conforme o bebê conversa com Deus ele faz duas descobertas. A primeira é que todas as profissões possuem a sua importância, logo ninguém é superior a ninguém. E a segunda é que a posição mais importante é, na verdade, “ser filho” de alguém!

É uma leitura emocionante, que apesar de simples traz bastante significado. E embora as crianças amem, também é muito indicado para jovens, para que assim eles percebam a importância que eles têm na vida de seus pais.

E esta foi a minha lista de livros infanto juvenil que todos deveriam ler. Então, gostou? Conhece todos esses livros? Vai ler algum? Ficou faltando alguma obra? Conta para a gente!

Eu sou a Mamãe Noob e este é um blog sem julgamentos!

2 comentários sobre “Livros Infanto Juvenil que todo mundo deveria ler

Fechado para comentários.