GamesTecnologia e Diversão

Minecraft para Crianças: o que os pais precisam saber

Muita gente tem dúvidas se é indicado o jogo Minecraft para crianças. Neste sentido, o jogo quadrado que foi lançado oficialmente em novembro de 2011 se tornou extremamente popular em todo mundo, sobretudo entre as crianças. Todavia, diante de tamanho sucesso, as dúvidas entre os pais também são crescentes.

Por essa razão, resolvemos trazer uma visão geral do jogo para que os pais possam decidir se o Minecraft para criança é indicado. Vamos lá?

O que é o Minecraft

Minecraft para Crianças

O Minecraft é um jogo virtual do tipo sandbox (caixa de areia). Ou seja, neste tipo de jogo, os participantes possuem mais liberdade, podendo explorar, criar e construir o que imaginarem dentro do ambiente virtual. Assim, no Minecraft, os jogadores exploram um mundo de blocos em 3D gerados aleatoriamente.

Inicialmente, o “Notch” idealizou e criou o jogo Minecraft, lançando o jogo oficialmente pela empresa Mojang Studios. E, mais tarde, a Microsoft adquiriu a propriedade intelectual da Mojang. Ou seja, atualmente, o Minecraft é da Microsoft. 

O Minecraft pode ser jogado em celulares (android e IOS), tablets, computadores e em video games (xbox, playstation, nintendo). Desta maneira, ele está disponível em diversas plataformas. Há, ainda, o Minecraft Bedrock e o Java Edition. O primeiro roda em quase todos os dispositivos e o segundo roda apenas no computador. Por essa razão, há algumas diferenças entre eles no jogo.

Quanto Custa o Minecraft

Embora o Minecraft seja um dos jogos mais acessados no mundo ultimamente, ele não é gratuito. Assim, embora existam versões piratas do jogo, estas opções não são completas e podem trazer instabilidades e problemas. Desta maneira, o ideal é obter a versão original.

Considerando que há vários tipos de Minecraft e que rodam em diversas plataformas, o valor também será variável.

Então a depender de onde se pretende jogar, ele vai custar um valor. Por exemplo, o Pocket Edition, para jogar em celulares e tablets, custa aproximadamente R$20,00. Porém, conforme dito anteriormente, há variações de valores de acordo com o tipo e dispositivo onde você pretende jogar. Por isso, saiba mais sobre os valores na loja oficial do Minecraft.

Como funciona o Minecraft

Em geral, após instalar o jogo, é preciso criar pelo menos um mundo (pode criar vários). Assim, é possível nomear o seu mundo e também fazer algumas escolhas, como as seguintes.

Minecraft para Crianças
Criando um mundo no Minecraft

O primeiro passo é criar o mundo e escolher o nome. Neste sentido, pode ser qualquer nome que a criança queira.

Depois é preciso escolher o modo do jogo. Assim, há o modo sobrevivência e o modo criativo. No sobrevivência, o jogador pode morrer e deve minerar para conseguir os recursos necessários. Já no criativo, o jogador não morre no jogo e tem todos os recursos fornecidos infinitamente.

Minecraft para Crianças
Escolhendo o modo e a dificuldade no Minecraft

Ainda, o jogador pode escolher a dificuldade. Neste sentido, o jogador tem as seguintes opções:

  • Pacífico: não tem monstros e o jogador não morre de fome
  • Fácil: tem monstros, mas não são tão perigosos
  • Normal: tem monstros e eles são mais perigosos
  • Difícil: tem monstros e eles são muito perigosos

Por fim, nas configurações avançadas, você ainda pode escolher entre um mundo plano ou infinito. No plano não tem montanha, nem vilas e nem outras estruturas importantes. Já no mundo infinito, há estruturas mais variadas.

O objetivo principal do Minecraft varia de acordo com o modo de jogo que você escolheu. Se a sua opção foi o criativo, a ideia é construir estruturas e explorar a criatividade do jogador. Mas se a sua opção foi o modo sobrevivência, o objetivo do jogo passa a ser explorar os mundos virtuais criados, minerar para obter recursos, construir os objetos necessários e sobreviver. 

Neste sentido, o Minecraft para crianças é um jogo com muitas possibilidades. Podemos dizer que ele é um jogo infinito, pois nunca acaba e nunca cai na mesmice. Talvez por isso é tão popular entre os jovens.

Minecraft para crianças é indicado?

A classificação indicativa do jogo é livre, ou seja, não há restrições para crianças. Todavia, sei que essa não é a única coisa que deve ser observada pelos pais antes de decidir se o jogo é indicado ou não para o seu filho.

Ainda, considerando que cada criança é diferente e que cada família sabe o que é melhor para si, vou apenas listar os prós e contras do jogo. Assim, cada um pode decidir o que é melhor.

Prós e Contras do Minecraft

Desvantagens do Minecraft para Crianças

A primeira desvantagem do Minecraft para crianças é que ele não é gratuito. Assim, este seria um investimento em um jogo, mas sem saber se a criança iria realmente gostar de brincar com ele.

Outra desvantagem é que a criança fica mais tempo em frente às telas. Sabemos que a exposição excessiva das crianças aos dispositivos eletrônicos não é indicado, inclusive já fizemos um artigo sobre isso aqui

Caso a criança passe muito tempo focada apenas em jogar Minecraft, isso pode desenvolver um isolamento social e sedentarismo. Neste caso, é preciso haver uma alternância na utilização do jogo.

Ainda, muitas crianças que gostam de Minecraft, também acompanham YouTubers que falam sobre o jogo. Todavia, nem todos esses YouTubers trazem conteúdos apropriados para crianças. 

Por fim, o Minecraft é um jogo online e existe a possibilidade de jogar com outras pessoas. Assim, seria um conteúdo online não monitorado, o que pode ser prejudicial às crianças. 

Vantagens do Minecraft para Crianças

O Minecraft é um jogo onde a criança pode jogar e se divertir sozinha ou com outras pessoas. Todavia, há a possibilidade dos pais controlarem com quem seus filhos jogam. Assim, as crianças estariam protegidas de estranhos. Por essa razão, podemos considerar que o jogo é seguro.

Jogar Minecraft é uma atividade educativa para as crianças. Assim, não é atoa que ele está presente em várias salas de aula de muitos países. Neste sentido, acredita-se que que o jogo promove o aprendizado e desenvolve habilidades cognitivas importantes. 

Outra vantagem é que o Minecraft, quando jogado com outras pessoas, estimula o trabalho em equipe. Assim, considerando que todos querem sobreviver no jogo e que buscam fazer boas construções, eles aprendem a trabalhar juntos.

Por fim, o Minecraft é um jogo que não acaba. Neste sentido, o jogo quadrado, como é conhecido, traz tantas possibilidades e pode ser iniciado e reiniciado tantas vezes que é considerado um jogo sem fim. Além disso, enquanto a criatividade da criança permitir, o Minecraft será um jogo novo.

Assim, em resumo, o Minecraft é um jogo e como qualquer outro necessita de observação e supervisão de um adulto. Porém, ele tem um grande potencial de desenvolver as habilidades sociais e cognitivas da criança.

Aprender programação com Minecraft

Outra coisa que muitos pais não sabem é que o Minecraft é utilizado para ensinar programação para as crianças. Neste sentido, existe, inclusive, cursos de programação para crianças que utilizam o Minecraft como ferramenta principal. 

Uma das formas de se ensinar programação para as crianças com o Minecraft é através dos “Redstone”. Neste sentido, há o bloco e o pó de redstone que dão energia para as coisas. Ou seja, funcionam como um circuito de eletricidade. Assim, as crianças podem criar “farms” automáticas e manuais, que utilizam princípios de programação.

Minecraft para Crianças
Separador de itens automático feito com redstone

Neste sentido, os redstone são uma ótima maneira de trazer conceitos básicos de lógica e de programação para os menores. E o melhor, eles vão aprender brincando!

Outro elemento do Minecraft que ajuda a ensinar programação para as crianças são os “mods” (modificações). Neste sentido, os mods são modificações que você pode criar ou baixar para instalar no jogo. Esses mods podem adicionar itens, modificar texturas e outras coisas. 

Mojang
Cronômetro feito com redstone

Assim, os mods permitem criações e programações dentro do jogo Minecraft. Desta forma, as crianças vão criar e desenvolver muita noção de programação.

Além disso, há plataformas de aprendizados educacionais do Minecraft, possibilidades de criação de minijogos, noções de comandos de blocos e vários outros exemplos que exigem noções de programação das crianças. Por essa razão, o Minecraft é uma ótima opção para quem quer ensinar programação para as crianças de forma leve e divertida.

Outras coisas que as crianças aprendem com o Minecraft

jogo infantil

Todavia, a programação não é o único aprendizado dentro do Minecraft. Neste sentido, os educadores dizem que o jogo quadrado é um excelente recurso pedagógico. Vamos ver alguns?

Caso a criança define a língua padrão do jogo uma língua estrangeira, ela vai aprender mais e desenvolver bastante vocabulário. Então, o Minecraft pode ensinar inglês, francês, alemão e qualquer outra língua que esteja disponível.

A criança desenvolve noções de lógica e de espaço dentro do jogo. Assim, conforme vai construindo e minerando, vai aprendendo sobre as disposições dos blocos e das construções.

O Minecraft tem um mundo vasto e diversificado, com locais de gelo, deserto, florestas e outros biomas. Assim, também é uma forma de explorar o conhecimento da geografia das crianças.

Por fim, uma das maiores habilidades desenvolvidas pelo Minecraft é a criatividade. Neste sentido, as crianças constroem pirâmides, prédios, casas, ferrovias e tudo o que quiserem.

Por que as crianças gostam tanto do Minecraft?

Ao falar sobre o Minecraft, as crianças dizem amar o jogo porque podem criar o que quiserem. Assim, o jogo quadrado não tem limites e por isso é muito divertido.

Outro motivo comumente apontado por eles, é o fato de poder jogar com outras pessoas e estar junto com os amigos mesmo estando longe. Assim, é uma forma de fortalecer os laços de amizade.

Por fim, as crianças amam o fato de poder levar o jogo para onde forem, pois como ele está disponível para tablets e celulares, é portáteis. Assim, não é raro ver crianças jogando Minecraft em salas de espera de consultórios, em aeroportos e até filas de bancos.

O meu filho joga Minecraft há muito anos e nós nunca tivemos problemas com isso. Ao contrário, percebemos um avanço nos campos da matemática e raciocínio lógico. Da mesma forma, ele já faz algumas programações e até me ajuda aqui no blog! Então, não posso negar que aprovo o jogo, porém isso é uma questão pessoal de cada mãe ou pai.

E você já conhecia o jogo Minecraft? O que acha do Minecraft para Crianças? Permitiria que seu filho jogasse?

Eu sou a Mamãe Noob e este é um blog sem julgamentos.

Um comentário sobre “Minecraft para Crianças: o que os pais precisam saber

Fechado para comentários.