Morar Fora do Brasil – Essa é a melhor decisão para sua família?
Você está pensando em Morar Fora do Brasil junto com a sua família, mas ainda não tem certeza de que esta é a melhor decisão para vocês? Calma! Mudar de país é um passo muito importante que não deve ser dado sem analisar todos os prós e contras. Pensando nisso, fizemos um roteiro com as principais perguntas que você deve se fazer antes de decidir morar fora do país.
Quando você decide morar fora do Brasil você não está apenas trocando de endereço. É uma decisão que envolve questões burocráticas, financeiras, culturais e até mesmo sanitárias. E quando essa mudança envolve família com crianças, a análise dos prós e contras deve ser ainda mais criteriosa.
E então? Pronto para começar a responder as perguntas sobre mudança? Tenho certeza de que ao final dessas questões você estará mais seguro quanto a esse assunto!
Você está pronto para aceitar novas culturas?
Morar fora do Brasil não significa abandonar a cultura brasileira. Você pode (e deve) manter viva as suas raízes. Há brasileiros em todos os cantos do mundo e sempre será possível manter contato com conterrâneos. Além disso, a depender do país escolhido para migrar, é possível encontrar com facilidade os produtos brasileiros.
Todavia, manter a sua cultura viva não significa ignorar ou desrespeitar a cultura do país anfitrião. Cada país tem suas próprias leis, tradições, religiões e idiossincrasias. O que é comum e aceitável no Brasil, pode ser desrespeitoso (ou até crime) em outros países. O chamado “jeitinho brasileiro” nem sempre é bem visto em outras culturas e talvez deva ser evitado.
Por isso, antes de migrar, é recomendado buscar informação e estudar a cultura local, para não sofrer com o choque cultural e se arrepender da escolha. Mas se você e sua família são pessoas adaptáveis e que gostam de novas experiências, migrar é uma boa opção para vocês! Pode marcar um ponto!
Morar Fora do Brasil significa enfrentar Burocracia, será que você consegue?
Não há como ir morar legalmente em outro país e não enfrentar burocracia. E isso vale, inclusive, para quem possui dupla cidadania.
Essa burocracia é necessária para que você possa existir formalmente no país onde você escolheu morar. É preciso cumprir requisitos e obter documentos locais para comprovar que está legal no país e assim poder usufruir dos serviços públicos oferecidos. E a burocracia começa, inclusive, ainda aqui no Brasil!
Mas é claro que tudo tem uma lógica e que com planejamento é possível cumprir todas as exigências sem enlouquecer. Além disso, boa parte dos protocolos podem ser cumpridos (ou pelo menos adiantados) pela internet. Além disso, há muito material disponível nos sites e redes sociais que orientam o melhor caminho. Apenas tenha cuidado com as informações que você recebe! Busque informações seguras, dando sempre preferência a sites oficiais e governamentais.
Se você é uma pessoa paciente e organizada, enfrentar a burocracia não será um problema na sua migração.
Você e sua família são sensíveis à mudança de temperatura?
A maior queixa das famílias que vão morar fora do Brasil é com relação ao clima. Isso provavelmente ocorre porque os destinos mais escolhidos para migrar são os países da Europa ou América do Norte, locais onde pode fazer bastante frio.
É preciso ter em mente que fazer turismo num país frio não é a mesma coisa de morar num país frio. Pois passar muitos meses sem ver o sol ou tendo que pegar frio e chuva todos os dias para ir trabalhar e/ou estudar pode ser bem difícil para quem não está acostumado.
Além disso, não é apenas uma questão de costume ou preferência. Algumas pessoas simplesmente não suportam o frio e terminam desenvolvendo alergia à mudança de temperatura. E isso é bem ruim.
A dica, nesse caso, é migrar no verão e tentar ir se acostumando aos poucos. Pois ter que se adaptar a tudo ao mesmo tempo pode ser desanimador. Há ainda a possibilidade de escolher um local com o clima mais parecido com o Brasil, como a Nova Zelândia ou alguns lugares dos EUA. É tudo uma questão de pesquisa!
Mas se você e sua família se adaptam fácil ou não se importam com o clima ou, ainda, se até gostam mesmo do frio, migrar é uma opção para vocês!
E como fica a saudade dos amigos e da família?
Outro campeão de reclamações é a distância da família e dos amigos. Depois que a novidade passa e entramos na rotina, começamos a sentir falta até daquele vizinho chato que faz barulho no domingo de manhã! Além disso, é difícil estar começando uma vida nova em um país estrangeiro e não ter ninguém para ajudar num momento de dificuldade. Tudo isso deve ser analisado antes de decidir morar fora do Brasil.
Mas, mais uma vez, a tecnologia nos salva! Hoje em dia temos facilidade em fazer chamadas de vídeo e podemos ver, diariamente, as pessoas que amamos. Sei que não é a mesma coisa de estar junto pessoalmente, mas já dá uma boa ajuda.
Além disso, há comunidades de brasileiros espalhadas pelo mundo inteiro. É fácil continuar fazendo parte de eventos nacionais e até construir novos laços de amizade que, em virtude da condição de expatriados, costumam ser bem sólidos.
E sempre tem a possibilidade de conhecer e fazer amigos nativos, por que não? Isso, inclusive, é muito fácil e comum entre as crianças!
Se você e sua família conseguem se adaptar à distância dos familiares e gostam de fazer novas amizades, marque um ponto a favor da migração! Mudar de país pode ser para vocês!
Você tem uma boa reserva financeira para Morar Fora do Brasil?
O sonho de começar uma vida nova em outro país pode facilmente virar um pesadelo se você optar por morar fora do Brasil sem ter uma boa reserva financeira. O valor da poupança deve variar de acordo com as condições específicas de cada família, ou seja, se já estão indo com emprego certo, se vão poder contar com algum auxílio governamental, se o custo de vida local é baixo ou alto e etc. Tudo vai depender de um bom planejamento familiar.
As informações necessárias para construir um bom planejamento de migração podem ser facilmente encontradas na internet. Basta pesquisar! Além disso, há muitos profissionais que oferecem assessoria para montar esse planejamento. Basta escolher um bom profissional!
Se você e sua família possuem uma boa poupança ou se são pessoas econômicas que conseguem manter uma reserva financeira satisfatória, mantenha o olho no câmbio e comece o seu planejamento. Pois migrar pode ser uma boa opção para vocês!
Decidindo…
E então? Como foram as suas respostas? Com base nelas você acha que Morar Fora do Brasil é uma boa opção para você e sua família?
É lógico que essas questões são apenas um roteiro para tentar te ajudar a tomar uma decisão a respeito da migração. Muitos outros fatores devem ser considerados e pesquisados antes de tomar uma resolução tão importante quanto essa. Mas se estas questões apresentadas não são problemas para você e sua família e vocês desejam morar fora, comecem o planejamento de vocês, pois essa é uma possibilidade real.
E continuem seguindo o nosso blog, pois faremos uma série de artigos com assuntos voltados para a migração. Afinal, morar fora do Brasil pode ser uma boa ideia!
Eu sou a Mamãe Noob e esse é um blog sem julgamentos!