AutorLeituraLivro

O Conto da Ilha Desconhecida – Resenha Completa

O conto da ilha desconhecida do autor José Saramago é um livro incrível para trabalhar com crianças e adolescentes. Neste sentido, é uma obra curtinha, pois só tem 64 páginas, mas não é uma leitura superficial, pois tem muito conteúdo! O livro O conto da ilha desconhecida não é um livro para crianças, mas pode ser lido por pessoas de todas as idades. Neste sentido, não há linguagem inapropriada, descrição de violência ou sexo e nem incitação ao uso de substâncias ilegais.

Este livro estava na lista de leitura obrigatória do meu filho e foi uma grata surpresa. Então vamos saber um pouco mais sobre o conto da ilha desconhecida?

Ficha Técnica do Livro

Ficha Técnica

Livro: O conto da ilha desconhecida

Autor: José Saramago 

Editora: Companhia das Letras

Clique na imagem da capa para saber mais detalhes sobre o livro na página da Amazon.

Esta obra é curta, podendo ser lida em alguns minutos, porém traz reflexões para uma vida inteira. Desta maneira, o livro trabalha questões como sonhos, obstinação, questionamentos filosóficos e muito mais.

Além disso, traz uma branda reflexão sobre como a burocracia pode atrapalhar a vida das pessoas e a necessidade de, às vezes, não se deixar ser levar pela opinião das pessoas. 

“Se não sair de ti, não chegas a saber quem és”

José Saramago – O Conto da Ilha Desconhecida

A escrita deste livro é bem diferente e pode causar estranheza num primeiro momento. Isso porque os textos quase não possuem pontuação e nem parágrafos. Além disso, não há travessão indicando a fala dos personagens. Porém, isso não atrapalha a leitura e algumas pessoas até dizem que deixa a interpretação mais rápida.

Outro ponto que pode causar estranheza é a linguagem. Neste sentido, como o autor é português, há algumas palavras não muito comuns para os leitores brasileiros. Todavia, isso apenas enriquece a leitura. Assim, no geral, é uma ótima escolha de conto.

O Autor do livro

Conforme já mencionado, o autor José Saramago é um escritor português, nascido em 1922 e falecido em 2010. Neste sentido, ele tem grande importância para a literatura portuguesa, brasileira e mundial.

José Saramago foi o vencedor do prêmio Nobel de literatura em 1998 e do Prêmio Camões em 1995. Assim, tem inegável reconhecimento e é um dos grandes responsáveis por destacar a literatura em língua portuguesa a um nível mundial. 

“Gostar é provavelmente a melhor maneira de ter, ter deve ser a pior maneira de gostar”

José Saramago – O Conto da Ilha Misteriosa

Resumo do Livro O Conto da Ilha Desconhecida

O conto traz a história de um homem que queria um barco para navegar em busca de uma ilha desconhecida. Então, como ele não tinha esse barco, decidiu ir pedir ao rei. Este rei, por sua vez, habitava em um palácio com muitas portas: porta das petições, dos obséquios, das razões e etc. E era justamente na porta das petições que o homem deveria fazer o pedido do barco.

Assim, o homem se dirigiu a esta porta para falar com o rei, mas logo se deparou com uma burocracia absurda. Neste sentido, para chegar ao rei, deveria falar com várias pessoas antes dele e por fim o rei nunca vinha, pois ele preferia ficar na porta dos obséquios.

Todavia, o homem era obstinado e resolveu não desistir de falar com o rei. Dessa maneira, resolveu dormir na porta das petições até que o rei se dignasse a falar com ele. Dias se passaram e essa situação começou a incomodar o rei, que resolveu ir falar com o homem.

Quando o homem disse que queria um barco para procurar uma ilha desconhecida, o rei riu dele. Pois, segundo o rei, não havia mais ilhas desconhecidas no mapa. Porém, diante da insistência do homem e da incitação dos populares que se aglomeravam à porta das petições, o rei decidiu dar o barco, porém não deu a tripulação.

O homem saiu em direção ao porto para pegar o seu barco com o capitão e a mulher da limpeza decidiu ir junto com ele, pois ela já estava cansada de limpar o palácio e queria agora limpar barcos. Embora o homem tenha conseguido o seu barco, não conseguiu a tripulação. E assim ficaram o homem e a mulher da limpeza no barco, que dormiram e sonharam. Ao final, ficaram juntos. 

Moral da História

O barco não chega a navegar, porém eles fazem uma viagem para dentro deles mesmo e fazem grandes descobertas. Assim, este é um conto que estimula o autoconhecimento e a necessidade de correr atrás dos nossos sonhos, não importando o quão difícil isso possa ser e nem o que as outras pessoas dizem a respeito.

Como Trabalhar o Livro O Conto da Ilha Desconhecida

Uma forma de trabalhar este livro com as crianças é pedir que elas façam uma história ilustrada com o resumo do livro. Assim elas vão compreender o desenrolar dos fatos e entender a força do homem ao querer buscar uma ilha desconhecida. 

resumo do livro o conto da ilha desconhecida
Clique na imagem para baixar o PDF

Outra maneira de abordar este livro é perguntar sobre os sonhos das crianças e indagar o que elas são capazes de fazer para conseguir o que desejam. Assim elas vão perceber que todos temos sonhos e que para conseguir realizá-los é necessário lutar por eles e não desistir facilmente.

Por fim, uma maneira muito fofa de trabalhar o livro é fazer uma maquete do barco e representar o conto. Assim, apesar de lúdico, a mensagem é apreendida pelas crianças!

“Quero encontrar a ilha desconhecida, quero saber quem sou quando nela estiver”

José Saramago – O Conto da Ilha Desconhecida

E você já leu O conto da ilha desconhecida? Conhece o autor José Saramago? Conta tudo para a gente!

Eu sou a Mamãe Noob e este é um blog sem julgamentos!