AutorLeituraLivro

O Mário que não é de Andrade – Literatura Infantil

A escola do meu filho adotou o livro “O Mário que não é de Andrade” como leitura obrigatória para o sétimo ano. Inicialmente achei que este seria um livro pesado e desinteressante para as crianças desta idade, mas confesso que me surpreendi com a leitura!

Eu e meu filho lemos este livros juntos e, apesar de cada um ter tido uma impressão diferente dele, nós dois amamos esta leitura. Por isso, resolvi compartilhar um pouco com vocês sobre o que achei do livro. Então vamos lá?

Ficha Técnica do Livro

Ficha Técnica

Livro: O Mário que não é de Andrade: O menino da cidade lambida pelo Igarapé Tietê

Autora: Luciana Sandroni

Editora: Companhia das Letrinhas

Idade de Leitura

O livro O Mário que não é de Andrade foi escrito tendo como base poemas, livros, cartas e outros textos do próprio Mário de Andrade. E apesar de ser uma ficção, traz bastante relatos verídicos da vida do autor e da semana da arte moderna. 

Ainda, o livro possui 112 páginas onde, ao final, traz uma cronologia da vida do poeta, bem como a sua bibliografia completa. Além disso, tem várias fotografias reais do autor Mário de Andrade e de seus pertences. Então é um livro bem completo!

O Mário que não é de Andrade
Imagens do interior do livro

Este livro está disponível em formato físico e digital na Amazon

Quem é a Autora?

A autora do livro O Mário que não é de Andrade é a Luciana Sandroni. Ela é uma escritora carioca que já recebeu bastante prêmios por seus livros infantis. Ainda, também escreveu um livro sobre o escritor Monteiro Lobato, chamado “Minhas Memórias de Lobato”. Este livro venceu o prêmio Jabuti em 1998 e é maravilhoso.

A escrita da autora é leve e bastante apropriada para o público infanto juvenil. Dessa maneira, ela aborda os temas com bastante delicadeza e sensatez, envolvendo o leitor desde o início do livro.

Resumo do Livro O Mário que não é de Andrade

O livro conta a história de um menino de 10 anos que também se chama Mário. E ele estava muito chateado porque estava de férias, mas não podia viajar. Luísa, a sua mãe, estava muito ocupada com o término de sua tese sobre o escritor Mário de Andrade. E esta era a razão para eles terem que ficar em casa durante todas as férias.

Já o seu pai era alemão e morava na Alemanha com a sua nova família. Aparentemente, essa situação deixava o menino Mário muito triste a ponto dele sequer abrir as cartas do seu pai.

Um dia, por insistência de Mário, ele e a mãe foram passear no parque. Contudo, como a sua mãe só pensava em sua tese, resolveu visitar a casa que foi do escritor Mário de Andrade na Rua Lopes Chaves, em São Paulo mesmo.

Quando eles entraram na casa, algo de mágico aconteceu. O menino Mário vê um bebê chorando dentro do quarto, porém, apenas ele vê e escuta essa criança. Então ele fica tão intrigado com esse bebê que aparece e desaparece do nada que resolve fazer um curso de férias que aconteceria nesta casa, apenas para poder investigar melhor o caso.

Conforme avança a leitura, entendemos que o bebê era o Mário de Andrade. Todavia, cada vez que o menino Mário chega à casa, o Mário de Andrade está em uma fase e idade diferente de sua vida. Ainda assim, eles se tornam amigos.

O protagonista do livro acompanha o crescimento do Mário de Andrade, que todos os dias fala um pouco sobre sua vida pessoal e profissional. Assim, aprendemos junto com o menino sobre a Semana da Arte Moderna de 1922, o movimento modernista brasileiro, as obras do escritor Mário de Andrade e vários outros acontecimentos históricos.

Como a Escola Trabalhou o livro O Mário que não é de Andrade

Após finalizar a leitura do livro O Mário que não é de Andrade, a turma do meu filho precisou fazer dois trabalhos sobre a obra. Esta foi a forma que a escola encontrou de trabalhar melhor o tema Semana da Arte Moderna com os alunos.

O primeiro trabalho que eles tiveram que desenvolver foi escolher um poema do Mário de Andrade sobre o trabalho do escritor e fazer um poema próprio sobre o tema. Isso sem copiar!

Já o segundo trabalho era para criar um jogo de tabuleiro com perguntas e respostas sobre o Mário de Andrade. E ficou bem interessante e divertido!

O Mário que não é de Andrade
Com ilustrações de Spacca

Conclusão

Assim, considero que a leitura foi bastante prazerosa e interessante, Além disso, foi uma forma muito legal e divertida de aprender sobre essa fase histórica e sobre o escritor. O meu filho, por exemplo, ficou bastante curioso sobre o movimento modernista e interessado em saber mais sobre os outros participantes da Semana da Arte Moderna.

O livro “O Mário que não é de Andrade, da autora Luciana Sandroni, é uma ótima introdução ao Modernismo e à Semana da Arte Moderna! Dessa maneira, recomendo muito a leitura do Livro O Mário que não é de Andrade, por ser divertida e instrutiva. Tenho certeza de que todos irão gostar!

E você já conhecia este livro? Já leu alguma coisa da autora? Compartilha com a gente a sua experiência, pois vamos amar saber!

Eu sou a Mamãe Noob e este é um blog sem julgamentos.