Papo de MãeSaúde

O que é a Campanha “Novembrinho Azul”?

Você já ouviu falar ou sabe o que é a campanha “Novembrinho Azul”? E sabe como ela pode beneficiar a saúde dos meninos de até 15 anos de idade?

Em 19 de setembro de 2023, foi aprovado no senado a criança da campanha “Novembrinho Azul”. Neste sentido, o próximo passo será a sua sanção e a colocação em prática das medidas previstas no projeto. Veja a notícia completa no site do Senado Federal aqui

Agora, vamos saber mais sobre a campanha “Novembrinho Azul” e como ela vai funcionar. 

O que é a Campanha “Novembrinho Azul”?

A campanha “Novembrinho Azul” é uma política pública voltada para a promoção e prevenção da saúde dos meninos de até 15 anos de idade. Ainda, o nome da campanha foi escolhido por ser uma espécie de versão infantil do “Novembro Azul”, que busca conscientizar os homens adultos sobre a importância do exame de próstata.

O projeto de lei é do Deputado Federal Zacharias Calil, que é médico e alerta pela necessidade da prevenção de algumas doenças ainda na idade infantil. Pois, muitas doenças, se tratadas logo no início, evitam problemas mais graves no futuro.

Além disso, a saúde dos meninos também impacta a saúde das meninas no futuro, posto que eles podem ser transmissores de doenças perigosas para as mulheres. Assim, a campanha busca promover a saúde infantil para evitar novos problemas na fase adulta.

Medidas que Serão Implementadas pela Campanha “Novembrinho Azul”

O referido projeto é bastante ambicioso e busca uma série de medidas importantes. Neste sentido, se realmente implementadas as medidas, haverá um significativo resultado. Trazendo, assim,  bem estar e saúde para os meninos, adolescentes e adultos.

Vamos ver algumas das meninas mencionadas no projeto de lei.

  • Distribuição de material educativo sobre quadros de dor e aumento testicular
  • Promoção da vacina contra o HPV
  • Melhoria dos serviços de saúde do SUS
  • Capacitação de gestores do SUS
  • Formação de profissionais para a saúde de crianças de até 15 anos de idade especificamente

Assim, como supramencionado, é uma série de medidas a serem implementadas gradativamente e durante todo o ano. Porém, com a culminância da campanha anual a ser realizada todos os meses de novembro. 

Acredita-se que com esta campanha, muitas medidas preventivas serão implementadas, dando grande repercussão à saúde no futuro. Assim, os benefícios serão tanto para homens, quanto para mulheres e quanto para os custos do sistema público de saúde, posto que haverá menos demandas relacionadas a estes tipos de doenças. 

Medidas que os Pais já podem Começar a tomar

Embora a campanha “Novembrinho Azul” seja uma grande iniciativa, ela ainda está pendente de sanção presidencial. Assim, não sabemos ainda se ela realmente será implementada e nem quando isso ocorrerá.

Porém, há várias medidas que os pais podem tomar para prevenir a saúde dos meninos e das meninas. Assim, seguem algumas sugestões.

  • Levem regularmente o seu filho a um pediatra (criança) ou hebiatra (adolescente)
  • Caso haja queixas ou dúvidas relacionada aos genitais da criança, procure um ginecologista infantil (meninas) ou um urologista infantil (menino)
  • Busque manter o calendário vacinal dos seus filhos em dia
  • Fique atenta às campanhas de saúde promovidas pelo governo
  • Opte por uma alimentação saudável
  • Incentive a prática de atividades físicas regulares

Todas estas medidas são eficientes para prevenir e promover a saúde das pessoas de um modo geral, independente da idade. Porém, caso haja uma necessidade especial, busque a ajuda de um especialista na área. 

E o que você achou deste projeto de lei? Acha que ele realmente vai ajudar na promoção da saúde dos meninos? Você costuma aderir às campanhas de saúde? Conta tudo para gente.

Eu sou a Mamãe Noob e este é um blog sem julgamentos.