AprendizagemEscola

O que é discalculia e como identificar este problema no seu filho

Certamente você já ouviu falar em dislexia e TDAH, mas você sabe o que é discalculia? Poucas pessoas conhecem este termo e por isso muitas crianças e adolescentes terminam passando por preguiçosos ou simplesmente inaptos para a matemática. Porém, esse transtorno é um problema real e que atinge cerca de um por cento das crianças.

Hoje vamos falar um pouco sobre o que é discalculia e como identificar se o seu filho é afetado por este transtorno de aprendizagem!

O que é Discalculia?

A discalculia é um transtorno da aprendizagem que afeta propriamente a área da matemática. Neste caso específico, a criança tem uma grande dificuldade quando a área do saber envolve números. Desta maneira, ela apresentará dificuldade em contar, realizar operações matemáticas entre outras coisas. 

Assim, este é um transtorno do neurodesenvolvimento, ou seja, é uma deficiência em uma parte específica do cérebro que é a responsável por lidar com números. Porém, é preciso deixar claro que não se trata de uma deficiência mental e sim apenas uma dificuldade no aprendizado. Ainda, não tem nenhuma relação com falta de estudo ou Q.I.

Em resumo e em termos grosseiros, a discalculia é uma dificuldade acentuada para aprender matemática ou tudo o que envolve números. Mais uma vez, é um transtorno de aprendizagem que tem como característica principal a dificuldade em aprender e realizar tarefas que envolvem números.

Sintomas da Discalculia

Conforme dito anteriormente, este transtorno não tem relação com falta de estudo ou inteligência da criança. Então, para fazer o diagnóstico é necessário observar toda a trajetória acadêmica e de aprendizado da criança e cruzar essas informações com as dificuldades apresentadas.

Discalculia não é simplesmente não gostar de matemática ou apresentar uma dificuldade simples. Então, pais e professores devem ficar atentos para alguns sintomas como:

  • Dificuldade para memorizar os números
  • Dificuldade para aprender a contar
  • Dificuldade em contar de trás para frente
  • Lentidão para realizar cálculos simples
  • Dificuldade para dizer as horas
  • Pouca ou nenhuma noção de tempo
  • Ansiedade sempre que se vê envolvido com números (ex: pesos, medidas, horas, e etc)

Contudo, apresentar um ou mais sintomas não significa necessariamente que a criança tenha o problema. Em qualquer caso é necessário consultar um profissional qualificado. 

Discalculia tem relação com Dislexia e TDAH?

Já falamos sobre dislexia aqui no blog, então caso você não tenha lido este artigo, clique aqui e saiba mais sobre este transtorno. 

Discalculia e dislexia são coisas diferentes e afetam áreas distintas do aprendizado. Porém, costumam ser associadas porque frequentemente são apresentadas em conjunto. Então, se uma criança já possui o diagnóstico de dislexia é bom investigar a discalculia também.

Já o TDAH é um déficit de atenção com hiperatividade que termina impactando no aprendizado da criança. Desta maneira, no TDAH a criança tem dificuldade de concentração, diferente da dislexia e da discalculia, que é uma dificuldade no aprendizado em si. Porém, também é possível que a criança apresente TDAH, dislexia e discalculia. 

Discalculia tem Tratamento?

Não existe tratamento medicamentoso para a discalculia, ou seja, não há remédio tradicional que cure ou amenize a discalculia. Neste ponto, a discalculia é diferente do TDAH, onde existem medicações que podem ajudar a criança.

Porém, não haver remédio não significa ausência de tratamento. Assim, logo que o diagnóstico de discalculia for fechado, é preciso haver uma intervenção pedagógica e psicológica para ajudar a criança nesta área. 

Desta maneira, o tratamento da discalculia é uma adaptação curricular, suporte psicológico e neurológico e atenção em suas necessidades. O acompanhamento da criança por um profissional capacitado fará toda a diferença no seu crescimento e desenvolvimento na área da matemática. 

Profissionais que podem ajudar

O primeiro profissional capacitado a identificar a discalculia na criança ou adolescente é o professor de base. Ele terá possibilidades de perceber o aprendizado destoante da criança quando o assunto é matemática ou números em geral. 

O psicopedagogo também é um profissional importante para identificar a discalculia e propor adaptações no ensino da criança que possui esse transtorno.  Este profissional pode aplicar testes e tarefas para identificar precocemente a situação.

Por fim, é importante o acompanhamento de um psicólogo quando estamos diante da discalculia. Pois esse transtorno pode desencadear ansiedade, depressão e angústia na criança, o que exige um acompanhamento profissional.

O que os Pais podem Fazer?

O principal papel dos pais diante de um filho que possui discalculia é entender a criança e buscar tratamento adequado. Ser acompanhado por profissionais competentes fará toda a diferença no crescimento e superação do aluno nesta questão. 

Além disso, é importante ter paciência e saber esperar o tempo da criança. Exigir o que ela não está capacitada ainda para desenvolver só trará mais ansiedade e medo. Então, vamos dar tempo ao tempo!

É importante que os genitores saibam que ninguém possui culpa nesta situação. Pois a discalculia é um transtorno do neurodesenvolvimento, logo, não tem relação com exercícios, tarefas ou estudo em si. 

E você já sabe o que é discalculia? Conhece alguém que tenha este transtorno? Compartilha com a gente a sua experiência!


Eu sou a Mamãe Noob e este é um blog sem julgamentos!