AprendizagemEscolaEstudo

O que é dislexia e como saber se o meu filho é disléxico?

Você sabe o que é dislexia? Sabe identificar os seus sinais? Atualmente vivemos a era dos diagnósticos, onde há sempre uma explicação médica ou psicológica para cada caso que saia do padrão.

Hoje falaremos um pouco sobre o que é a dislexia, como ela pode afetar a vida da criança e o que pode ser feito nestes casos. É importante deixar claro que a dislexia demanda tratamento especializado pelo profissional adequado.

Então vamos saber o que é dislexia e o que fazer nestes casos?

O que é Dislexia?

Você já ouviu falar ou sabe o que é dislexia? Traduzindo em termos simples, dislexia é um distúrbio da aprendizagem que atinge, em especial, a fala, a escrita e a leitura. Ou seja, o disléxico, apesar de ser ensinado através do ensino tradicional, apresenta mais dificuldade em aprender. Este transtorno de origem neurobiológica pode ter diversos graus e atinge cada pessoa de forma diferente.

É importante deixar claro que a dislexia não tem nenhuma relação com a inteligência. Muitos famosos, apesar de disléxicos, realizaram grandes feitos e são reconhecidos por sua inteligência até hoje. É o caso de Albert Einstein, John Lennon, Leonardo da Vinci e até Walt Disney.

Como saber se Meu filho é disléxico – Sintomas

Agora que você já sabe o que é dislexia, vamos conhecer os seus sintomas. Identificar se a pessoa é ou não disléxica, vai depender de vários fatores, como idade, série e desenvolvimento pessoal. Há alguns sinais de dislexia que precisam ser observados, mas apresentá-los não significa necessariamente que a criança tenha algum problema. 

Embora o diagnóstico do transtorno deva ser feito por um profissional, há alguns sintomas de dislexia que devem ser observados. É sempre bom investigar em caso de dúvidas. 

  • Crianças de mais 1 ano e 3 meses que não falam
  • Crianças de mais de 2 anos que não formam frases
  • Troca de letras (ex: f – t)
  • Dificuldades em reconhecer palavras, soletrar e lentidão na leitura e escrita
  • Pausas e excitações durante a leitura
  • Medo de ler em voz alta
  • Dispersão
  • Dificuldade com rimas, quebra-cabeças e coordenação motora
  • Dificuldade em copiar textos do livro ou do quadro da escola

Estes são apenas alguns sintomas da dislexia e, como supramencionado, ter um ou alguns deles não faz necessariamente da criança uma pessoa disléxica. Todavia, é sempre bom investigar logo, pois quanto mais cedo começar o tratamento, melhor a criança vai se desenvolver.

Dislexia tem cura?

A dislexia não tem cura, pois é um transtorno específico de aprendizagem, de origem neurobiológica. Apesar disso, a dislexia possui tratamento bastante eficaz quando aplicado da forma correta e pelo profissional adequado.

O tratamento da dislexia vai depender da dificuldade apresentada pela criança, pois cada caso é diferente. Profissionais capacitados farão intervenções pontuais e específicas para auxiliar e ajudar no desenvolvimento do disléxico. Por exemplo, se a dificuldade estiver na fala, é esta competência que será priorizada. Contudo, se a dificuldade for a leitura, então o foco será este e assim por diante.  

O ideal é começar a intervenção terapêutica logo quando criança, mas não significa que adolescentes e adultos também não possam ter atendimento. Nunca é tarde para suprir uma necessidade no aprendizado. Desta maneira, assim que descobrir que possui o transtorno é o momento de buscar ajuda profissional.

Profissionais que podem ajudar

Você já sabe o que é dislexia e seus sintomas, então vamos conhecer os profissionais que podem te ajudar no tratamento!

Vários profissionais podem e devem ser consultados em caso de suspeita da dislexia. O ideal é uma intervenção multidisciplinar para melhor êxito contra a dislexia. Vamos ver alguns desses profissionais?

O psicopedagogo tem fundamental importância no diagnóstico e tratamento da dislexia. É ele quem investiga a dificuldade apresentada pela criança no processo de aprendizagem e orienta os professores e pais na intervenção. Ele pode aplicar testes e atividades para ajudar a criança em seu desenvolvimento.

O psicólogo é importante para compreender se a criança tem alguma questão a ser tratada. Além disso, pessoas com dislexia tendem a apresentar muita timidez e baixa autoestima. A psicoterapia pode fortalecer a criança neste momento e trazer conforto.

O neuropsicólogo é o profissional que estuda e compreende o funcionamento cerebral dos seres humanos. Ele é importante para avaliar e estimular as funções cognitivas do disléxico.

O fonoaudiólogo é muito importante quando há queixas referente ao atraso da fala. Através da fonoaudiologia é possível fazer testes e identificar prováveis distúrbios da fala e audição. 

Além desses profissionais, muitos outros podem ser consultados e podem contribuir para o desenvolvimento da criança com dislexia. É o caso do professor, pediatra, neurologia e outros. 

Como os pais podem ajudar o filho com dislexia?

Diria que o principal papel dos pais diante de filhos com dislexia é correr atrás do tratamento adequado. Sabemos que é um tratamento que demanda a consulta de muitos profissionais e que nem sempre estão disponíveis na rede pública ou através do plano de saúde. Porém, ainda assim, é necessário buscar o diagnóstico e o tratamento adequado para que a criança atinja a maturidade escolar desejada.

Além disso, é preciso que os pais tenham paciência durante esse período. Evite insinuações agressivas como chamar a criança de burra, dizer que ela vai reprovar ou ameaçar trocá-la de escola. Isso não ajuda em nada e inclusive deixa a criança ainda mais insegura. 

Tire um tempo para ajudar o seu filho. Sei que o nosso dia é muito corrido com todos os afazeres diários, mas é fundamental um apoio neste momento. Faça atividades que estimulem o aprendizado da criança e esteja disponível quando ela apresentar dúvidas. Você vai perceber o crescimento dela. 

E então? Ficou claro o que é dislexia e o que pode ser feito neste caso? Conhece alguém com este diagnóstico? Está fazendo algum tratamento para dislexia? Conta tudo para gente!


Eu sou a Mamãe Noob e este é um blog sem julgamentos!


Um comentário sobre “O que é dislexia e como saber se o meu filho é disléxico?

Fechado para comentários.