AprendizagemEscola

Qual a idade certa para começar a alfabetização?

Será que existe uma idade certa para começar a alfabetização? Ou quanto mais cedo começar a aprender a ler, melhor? Calma! Este assunto costuma gerar ansiedade nos pais e também uma certa polêmica.

Por esta razão, resolvemos desmistificar alguns pontos e responder algumas perguntas que geralmente são feitas pelos pais na época da alfabetização de seus filhos.

Afinal, qual a idade certa para começar a alfabetização?

O que diz a Legislação?

O Brasil possui vasta legislação sobre educação e alfabetização. Neste sentido, a educação é um direito da criança e um dever do Estado. Ainda de acordo com a legislação brasileira, alfabetização plena e capacitação para leitura deve ser um dos objetivos da educação básica. 

No site do MEC, podemos encontrar o elenco das principais leis a respeito do assunto. Desta maneira, vale a pena dar uma olhadinha aqui

Todavia, não basta apenas alfabetizar a criança, pois é preciso que esta alfabetização seja realizada no momento certo. Neste sentido, antecipar a alfabetização ou postergar o seu início pode trazer prejuízos educacionais à criança, sendo necessário seguir alguns parâmetros.

Idade Certa para Começar a alfabetização

A alfabetização infantil deve ser iniciada quando a criança começa o ensino fundamental I. Ou seja, por volta dos seis anos de idade deve ser iniciada a alfabetização da criança.

Assim, de acordo com a BNCC (Base Nacional Comum Curricular), é no primeiro ano do ensino fundamental I que a criança começa a ser alfabetizada. E em regra, esse processo é concluído até o final do segundo ano do ensino fundamental I. Porém, pode haver diferenças, pois cada caso é um caso.

É importante que este marco temporal seja respeitado, pois iniciar muito antes ou muito depois disso pode trazer impactos na alfabetização da criança. Inclusive repercutindo mais lá na frente.

Quando falamos sobre este assunto, facilmente entendemos o motivo pelo qual atrasar demais a alfabetização é ruim. Porém, muita gente ainda questiona o motivo pelo qual antecipar a alfabetização é ruim.

E é muito simples de compreender. A alfabetização não deve ser antecipada porque a criança não está madura para ser alfabetizada ainda. Além disso, o tempo em que a criança está “estudando alfabetização” ela está deixando de realizar atividades preditoras. 

Assim, o ideal é que na educação infantil o foco seja brincar, desenhar e desenvolver o lúdico. Pois assim, no futuro, a criança estará apta não apenas para decodificar as palavras, mas também para compreendê-las.

O que os pais podem fazer em casa

Enquanto a criança ainda não está madura para realizar atividades de alfabetização propriamente ditas, os pais podem estimular as habilidades preditoras. Neste sentido, habilidades preditoras são aquelas que antecedem antecedem a alfabetização.

Desta maneira, os pais podem preparar a criança para o processo de aprender a ler e escrever. Assim, podemos trabalhar vocabulário, consciência fonológica, nome e som da letra e etc. Desta maneira, quando a criança iniciar o primeiro ano do ensino fundamental ela estará preparada para começar a sua alfabetização.

Sugestões de atividades antes de pegar no lápis

Existe uma série de atividades legais e divertidas que podemos realizar com a criança da educação infantil antes de entregar um lápis para ela. Ainda, estas atividades não são apenas divertidas, pois, de uma forma lúdica, vão fortalecer a coordenação motora delas e desenvolver a criatividade.

Assim, é importante não pular etapas e focar nas habilidades pré-escrita, que são tão importantes.

Sugestões:

  • Brincar com alfabeto móvel
  • Brincar com massinha de modelar
  • Pintar com tinta e pincel
  • Fazer movimentos de “pinça!
  • Fazer caminhos com o dedo
  • Explorar experiências sensoriais
  • Usar utensílios como pregadores, conta-gotas e pegadores
  • Recortar papel

Todas essas atividades são importantes para a criança desenvolver habilidades motoras e de coordenação. Além disso, nessa fase, elas aprendem muito mais brincando do que estudando.

Embora exista idade certa para começar a alfabetização, nunca é tarde para aprender!

Se antecipar a alfabetização é ruim, atrasá-la não é nada bom também. Neste sentido, estudos demonstram que o atraso na alfabetização causa impactos profundos na criança, fazendo com que ela tenha mais dificuldade com os estudos mais na frente.

Todavia, caso o seu filho tenha se atrasado um pouco não é motivo para desespero. Pois, apesar de ser necessário respeitar os marcos cronológicos do desenvolvimento infantil, também temos que entender que cada criança tem suas características e necessidades próprias. 

Assim, caso seu filho esteja atrasado na leitura, busque uma ajuda profissional. Neste sentido, comece conversando com a professora dele e veja se é possível fazer algo em casa para estimulá-lo. Ainda, caso seja necessário, busque o auxílio de uma psicopedagoga, pois esta profissional saberá te orientar melhor.

Sempre é tempo de estudar e não podemos desistir da leitura e da escrita em nenhuma hipótese. Pois ler e escrever bem é sinônimo de independência e capacitação. Além de ser um direito fundamental das crianças e adolescentes.

A idade certa para começar a alfabetização é aos seis anos de idade, quando se inicia o primeiro ano do ensino fundamental I. Porém não é demérito se alfabetizar depois disso. Assim, siga em frente.

E você foi alfabetizado com quantos anos? Acredita que há idade certa para começar a alfabetização? Conta tudo para gente.

Ah! E não deixe de conferir a nossa coluna escola, pois há muita dica e coisa legal por lá também.

Eu sou a Mamãe Noob e este é um blog sem julgamentos!