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Trabalho Escolar sobre Meio Ambiente – Lindo Cartaz

Aos 5 anos de idade, meu filho precisou fazer um Trabalho Escolar sobre Meio Ambiente. Na época achei estranho, pois ele estava ainda aprendendo a ler, então como conseguiria fazer um trabalho escolar dessa importância?

A escola me informou que eles trabalham questões ambientais desde cedo. E não poderia ser diferente, pois a própria Constituição Federal, em seu artigo 225, determina que deva haver educação ambiental em todos os ambientes escolar. Veja:

VI – promover a educação ambiental em todos os níveis de ensino e a conscientização pública para a preservação do meio ambiente;

Se a escola do seu filho não trabalha questões ambientais, verifique com a coordenação. Pois além de ser determinado pela CF/88, é muito importante despertar a consciência ambiental nas crianças.

Mas, enfim, o fato é que meu filho de 5 anos deveria fazer um trabalho escolar sobre meio ambiente. Como ele ainda estava aprendendo a ler, os pais poderiam ajudar as crianças nessa tarefa e, ao final, foi muito divertido.

Cartaz sobre o Meio Ambiente
Trabalho Escolar sobre Meio Ambiente Pronto

Como era esse Trabalho Escolar sobre Meio Ambiente

O trabalho consistia em produzir um cartaz, com imagens e informações sobre o meio ambiente. A criança poderia escolher se queria fazer sobre determinada questão ambiental ou algo mais genérico. Além disso, deveria fazer a apresentação de seu cartaz em sala de aula, explicando o que aprendeu.

O meu filho definiu que queria fazer um cartaz sobre coleta seletiva, economia de água e reflorestamento. Ufa! Muita coisa né? Mas vamos lá!

Materiais Utilizados no Trabalho Escolar sobre Meio Ambiente

A base foi uma cartolina um pouco mais grossa, para aguentar tudo o que queríamos pendurar nela. Ela foi amarela porque era a única cor que tinha disponível na papelaria naquele dia. Mas ao final, achei que o contraste ficou legal.

Economizar Água

Para representar a necessidade de economizar água, fizemos uma sombrinha de ponta cabeça. A ideia era mostrar que toda água deve ser aproveitada e evitar ao máximo qualquer desperdício de líquido.

Confesso que essa ideia não foi nem minha e nem do meu filho. Era um “símbolo” da campanha de economia de água que São Paulo estava fazendo na época. Mas ficou muito bem representativa no cartaz.

Para fazer essa parte, usamos um papelão mais grosso. Desenhamos um guarda-chuva, cortamos e pintamos de um jeito que parecesse 3D. A parte de azul era para parecer que estava cheio de água da chuva.

Prendemos no cartaz com fita adesiva de alto relevo (ex.: fita banana, fita espuma, fita dupla face de borracha). As nuvens foram feitas de E.V.A. branco, recortado e colado. Depois ele pintou os pingos de chuva com tinta azul.

Pronto! A necessidade de economia de água já estava representada no trabalho escolar sobre meio ambiente!


kit meio ambiente

Kit meio Ambiente (clique na imagem para saber mais)


Reflorestamento

Nesta parte era necessário representar a necessidade de se plantar mais árvores. E não tinha outro jeito melhor de fazer essa representação senão mostrando o ciclo da plantação de uma muda de planta, desde a sua semeação até se tornar uma árvore adulta. 

Nós colamos um pedaço de E.V.A verde no cartaz, para representar a grama (deveria ter sido marrom, para representar a terra, mas não tínhamos E.V.A. dessa cor no dia). Ali seria plantada a nossa árvore.

Nós fizemos uma mudinha de planta com feltro. Desenhamos três folhas no feltro verde e recortamos. Depois prendemos essas folhas num arame de amarrar saco de pão e cobrimos a parte de baixo desse arame com outro pedaço de feltro, para parecer uma muda de verdade.

Infelizmente não dá para perceber na foto, mas essa muda não está colada no cartaz. Ela está presa por um barbante na cartolina. Assim, ela fica móvel e pode ser movimentada pelas crianças, simulando a plantação da muda de planta.

As outras duas fases da árvore (média e grande) foram apenas desenhadas no cartaz. Meu filho e o pai se encarregaram disso.

Coleta Seletiva

Representar a coleta seletiva era a parte mais difícil, pois não tinha como fazer algo criativo que saísse das tradicionais lixeiras coloridas. Então resolvemos caprichar nessa parte.

Fizemos as lixeirinhas com caixas de pasta de dente. Apenas cortamos as caixas em tamanhos iguais e pintamos nas cores tradicionais. Depois disso, meu filho desenhou o símbolo da reciclagem em cada uma delas com caneta permanente. Dava para ter imprimido e colado na caixinha, mas ele preferiu desenhar e o trabalho era dele!

confecção das caixinhas da coleta seletiva
Caixa de pasta de dente cortadas e pintadas para fazer as lixeiras da coleta seletiva

Os nomes (vidro, papel, metais, plástico e orgânico) eu mesma escrevi, pois meu filho ainda estava sendo alfabetizado e não conseguiria fazer uma letra pequena que fosse legível.

Depois disso, escolhemos um lixo representativo de cada tipo. Para o orgânico, fizemos uma casca de banana de feltro. Para o plástico, usamos um saquinho plástico. Para o papel, recortamos uma propaganda de revista e colamos num pedacinho de papelão. Para o metal, pegamos uma garrafinha de brinquedo e cobrimos com papel alumínio para parecer uma latinha. E, por fim, para o vidro usamos uma garrafinha de plástico, pois fiquei com medo que o vidro quebrasse e machucasse as crianças.

coleta seletiva
Representação do lixo para ser colocado na lixeira de coleta seletiva

Esses exemplos de lixo foram amarrados num barbante e presos no cartaz. Cada um ficava bem embaixo de sua caixinha e as crianças podiam brincar de colocar o lixo no lixo. Fez o maior sucesso!

Energia Sustentável

Na época, meu filho nem sabia o que era Energia Sustentável, pois ele tinha apenas 5 anos de idade. Mas ficou uma parte do cartaz vazia e estava feio. Então tive a ideia de criar a categoria Energia Sustentável, que é aquela que vem de recursos naturais e reabastecidos pelo sol, vento, chuva e etc.

A energia eólica era a mais fácil de representar e por isso foi a escolhida. Fizemos um cata-vento de papel  e colamos no cartaz. Eu queria fazer de um jeito que o cata-vento rodasse, mas para isso teria que usar tachinha ou arame e poderia terminar machucando as crianças. Então foi apenas colado no cartaz.

De qualquer forma, o cata-vento deu uma vida no cartaz. Ficou lindo!

Pesquisa do Trabalho Escolar sobre Meio Ambiente

O trabalho não era apenas a confecção do cartaz. Era preciso que o aluno entendesse sobre o que estava transmitindo no cartaz. Então fizemos uma pesquisa na internet sobre cada um dos elementos representados.

Separamos frases representativas de cada segmento e imprimimos. Fizemos impressos porque ele ainda estava sendo alfabetizado e não conseguiria escrever tudo no cartaz de forma legível. Mas o importante é que tudo ficou arrumado e bonito.

O que Ele Aprendeu sobre Meio Ambiente

Não imaginei que o meu filho fosse aprender tanto fazendo um trabalho escolar desse tipo. Ele se interessou por todas as etapas da confecção do cartaz, trouxe ideias próprias, fez questão de colocar a mão na massa e aprendeu muito.

Durante a pesquisa, nós íamos aprendendo juntos. Ele fazia questionamento e nós procurávamos na internet. Aprendeu a importância de se proteger o meio ambiente, descobriu o que existiam outros tipos de energia e se interessou por plantar! Foi muito interessante.

A professora dele me falou que ele se saiu muito bem em sua apresentação. Ele realmente sabia do que estava falando e estava seguro das informações. Durante a apresentação ele manipulou o cartaz e demonstrou tudo o que construiu.

Deu trabalho, mas valeu a pena. Além de termos passado um bom tempo juntos, ele aprendeu sobre o assunto e se sentiu feliz em fazer um bom trabalho. Ponto para ele!

Trabalho sobre Meio Ambiente - cartaz pronto pendurado na parede da escola
Cartaz pronto pendurado na parede da escola

E como é na escola do seu filho? Eles fazem muito trabalhos? Os pais ou responsáveis podem ajudar na realização das atividades?

Eu sou a Mamãe Noob e este é um blog sem julgamentos!

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