Papo de MãeSaúde

Dia Mundial da Pizza e Alimentação Saudável na Educação Infantil

No dia 10 de julho comemoramos o Dia Mundial da Pizza no Brasil e esta é uma ótima oportunidade para falar sobre alimentação saudável na educação infantil. Ora, você acha que não há relação alguma entre esses dois temas? Pois eu vou te mostrar que tem muita relação sim!

Quem não gosta de pizza? Quase todo mundo ama pizza e com as crianças não é diferente. Infelizmente, a maioria das pizzas disponíveis não são saudáveis e com isso devemos reduzir o seu consumo. Mas há opções saudáveis e nós podemos sim fazer uma pizza para as crianças seguindo boas orientações nutricionais!

Além disso, ao final deste artigo vamos sugerir uma ótima atividade para ensinar sobre alimentação saudável na educação infantil explorando o Dia Mundial da Pizza! Duvida? Então fique até o fim e verá!

Importância da Alimentação Saudável na Educação Infantil

É na fase da educação infantil que as crianças estão formando o seu desenvolvimento cognitivo, acelerando o seu crescimento, formando a sua imunidade e muitas outras coisas. E para que tudo isso se forme de maneira adequada é necessário uma boa alimentação.

Além disso, no período da educação infantil, as crianças são mais expostas a doenças e viroses e uma boa alimentação é fundamental para fortalecer a imunidade da criançada! Assim, os pequenos devem comer bem para ficarem fortes para todos os desafios da idade. Afinal, essa fase da vida é muito delicada!

Ainda, é preciso lembrar que na infância há menos resistência a alimentos novos. E isso ocorre porque nesta fase eles ainda não formaram preconceito ou resistência a texturas, sabores e consistência. Então é o momento ideal para apresentar novos alimentos.

Ensinando as Crianças sobre Alimentação Saudável

Inicialmente, é importante ensinar as crianças como se alimentar melhor. Desta maneira, elas precisam ter noção do que é e o que não é saudável, além de ter ideia das quantidades de alimentos que devem ingerir no dia a dia.

Uma boa forma de abordar este tema é falando sobre os grupos alimentares. Assim, é bom que as crianças aprendam sobre o que priorizar na hora de comer. Afinal, a boa alimentação é uma questão de saber escolher! 

Desta forma, a pirâmide alimentar é um bom recurso para introduzir este assunto. Assim, os grupos alimentares são distribuídos pela pirâmide para que a criança saiba o que deve consumir mais e o que deve ser evitado. Portanto, o que está na base deve ser consumido em maior quantidade e o que está no topo deve ser ingerido só às vezes. É bem didático!

Ainda, é muito importante dar o exemplo. Assim, não adianta mandar a criança comer bem se nós não fazemos o mesmo. Desta forma, é preciso que os pequenos tenham um modelo de alimentação saudável para seguir. Então, vamos comer melhor, ok?

Como tornar a Alimentação Saudável mais Atrativa para as Crianças

Uma boa maneira de tornar a alimentação saudável mais atrativa para a criança é envolvendo os pequenos nas atividades alimentares. Assim, um bom exemplo é levá-los à feira ou mercado e mostrar como escolher os melhores alimentos. Assim, mostre como escolher uma boa fruta e ressalte que os industrializados devem ser evitados.

Outra forma seria cultivar uma horta em casa e deixar a criança ajudar nas tarefas. Neste sentido, podemos deixar a criança regar as plantas ou até mesmo fazer plaquinhas para diferenciar as hortaliças. 

Ainda, é interessante que a criança participe das atividades alimentares da casa, como decidir o que vão jantar ou até fazendo pequenas receitas com a ajuda da família. 

Continuando este assunto, é preciso dizer que não é porque a comida é saudável que ela precisa ser feia! Ora, é inegável que nós começamos a comer com os olhos, então vamos fazer algo bonito e incentivar a criança a pelo menos provar. Além disso, envolva a criança com assuntos que ela tenha interesse. Assim, por exemplo, se a criança gosta de super heróis, então faça um suco verde e diga a ele que é o suco do hulk. Ou, caso ela goste de animais, faça esculturas com frutas, imitando bichinhos, pois as crianças amam isso!

Por fim, vale ressaltar que os nutricionistas alertam que é necessário experimentar o mesmo alimento pelo menos 10 vezes para dizer que não gosta dele. Então, abuse da criatividade para convencer a criança a experimentar a mesma coisa tantas vezes. O esforço vai valer a pena!

Atividade sobre Alimentação Saudável na Educação Infantil – Dia Mundial da Pizza

Segundo registros na internet, dia 10 de julho é o dia mundial da pizza no Brasil para assim homenagear a primeira pizzaria aberta no país. Foi a “Pizzaria Carioca”, inaugurada em São Paulo. Assim, esta data é nacionalmente conhecida como um bom dia para apreciar uma boa pizza!

E além de saborear essa guloseima, também podemos aproveitar a data para ensinar sobre  alimentação saudável na educação infantil. Desta forma, preparei uma brincadeira muito divertida para fazer com as crianças. 

A atividade se chama “Vamos Fazer uma Pizza?”. Assim, é preciso baixar o PDF e imprimí-lo, mas observe que tem a opção colorida e a preto e branco. Então selecione a que for melhor para você. 

Ebook
Clique na Imagem para baixar gratuitamente o PDF

Depois recorte a base da pizza e os ingredientes (ambos estão no PDF). Por fim, é só montar a pizza com os sabores que a criança mais gosta. Mas não esqueça de orientá-la a escolher ingredientes saudáveis! Mostre que quanto mais colorida a pizza, mais bonita e mais saudável ela fica. Se quiser, desenhe novos ingredientes para adicionar à pizza da criançada!

E então? Não é uma ótima atividade para ensinar sobre  alimentação saudável na educação infantil? E além de tudo trabalha a coordenação motora e criatividade. Assim tenho certeza de que a atividade será um sucesso!

E você gosta de pizza? Vai fazer a atividade proposta? Ah! Faz sim, as crianças gostam tanto! E não deixe de assinar a nossa newsletter, assim você não perde nenhum conteúdo como este!

Eu sou a Mamãe Noob e este é um blog sem julgamentos!

Um comentário sobre “Dia Mundial da Pizza e Alimentação Saudável na Educação Infantil

Fechado para comentários.